Belém e a Academia do Peixe Frito: fisiognomias em Bruno de Menezes e Dalcídio Jurandir

AUTOR(ES)
FONTE

Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/12/2019

RESUMO

Resumo Esta pesquisa integra um projeto que investiga a biografia e a produção literária e jornalística da Academia do Peixe Frito (APF), um grupo de intelectuais que se reuniu em torno de ideais de renovação literária e valorização da periferia, para refletir sobre questões sociais na Amazônia paraense, a partir de 1920. Objetiva-se perscrutar as relações entre a APF e a fisiognomia de Belém, por meio da observação dos espaços onde o grupo costumava se reunir e da análise de textos literários de dois de seus representantes: Bruno de Menezes e Dalcídio Jurandir. A pesquisa bibliográfica é embasada na teoria de Walter Benjamin acerca da cidade, retomada por Bolle (2000) e Gagnebin (2014), e nos estudos sobre a APF realizados por Coelho (2003), Figueiredo (2001), Larêdo (2012), Nunes e Costa (2016), entre outros. Os escritos analisados configuram-se como produções nas quais a cidade é o lugar onde os escritores são observadores que redesenham a fisionomia dela por meio da confluência de imagens do cotidiano e do imaginário social. Assim, a escrita de Dalcídio e de Bruno tem força poética, constituindo-se em imagens em movimento e experiências sensoriais entremeadas, as quais representam fragmentos significativos de Belém e do amazônida.Keywords This research is part of a project to investigate the biography and journalistic/literary production of the Fried Fish Academy, a group of intellectuals who gathered around the ideals of literary modernization and valuing the periphery in order to reflect on social issues in the Amazon region of Pará state starting in 1920. This project is intended to examine the relations between this group and the physiognomy of Belém, the capital of the state, by observing the spaces where they gathered and by analyzing the literary works of two members: Bruno de Menezes and Dalcídio Jurandir. The bibliographical research is based on Walter Benjamin’s theory about the city, which was resumed by Bolle (2000) and Gagnebin (2014), as well as research on this group by scholars such as Coelho (2003), Figueiredo (2001), Larêdo (2012), and Nunes and Costa (2016). The analyzed writings are productions in which the city is a place where these writers are observers who redesign its physiognomy through the confluence of everyday images and the social imagination. In this way, the writings of Menezes and Jurandir’s have poetic strength, involving images in motion interspersed with sensory experiences which represent significant fragments of Belém as well as the Amazon.

Documentos Relacionados