BEHAVIOR OF THE POLYURETHANE DERIVED FROM CASTOR OIL (Ricinus communis) POLYMER IN BONES OF DOMESTIC QUAILS (Coturnix japonica) / COMPORTAMENTO DO POLÍMERO DE MAMONA (Ricinus communis) EM OSSOS DE CODORNA DOMÉSTICAS (Coturnix japonica)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Na cirurgia ortopédica são freqüentes as situações em que o cirurgião se depara com grandes perdas ósseas, provocadas especialmente por traumatismos de alta energia. A reparação de tais perdas requer grande conhecimento a respeito de materiais que possam ser utilizados para seu preenchimento. Esses materiais podem ser biológicos.sintéticos ou metálicos, destacando-se os enxertos ósseos e os implantes de biomateriais.O incremento no emprego de aves como animais de estimação tem levado ao aumento na casu(stica clínica e cirúrgica relacionada a esse grupo taxonOmico.Dentre os problemas cirúrgicos observados em aves, as fraturas têm maior destaque. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos: d(nico, radiológico,macroscópico e histológicodo poHmerode mamona (Ricinus communis) implantado no úmero de codornas domésticas (Cotumixjaponica). Para isso, foram empregadas 20 codornas, machos e fêmeas, separadas aleatoriamente em quatro grupos de cinco indivlduos. As aves receberam o implante no úmero esquerdo, passando por exame flsico diário durante o perlodo pós-operatório, avaliação radiológicaimediata e quinzenal, e avaliação macroscópica e histológicaaos 15, 30, 60 e 90 dias. Clinicamente, não foram observadas alterações locais, regionais ou sistêmicas. Ao exame radiológico,notou-se aumento da densidade local, sem sinais de alteração óssea ou dos tecidos adjacentes, bem como das sacos aéreos. A análise macrosc6pica revelou que a poliuretana derivada do poUmerode mamona não foi absorvida em nenhum dos quatro grupos, permanecendo implantada no interior do osso pneumático, notando-se, porém, alteração em sua resistência. O exame histopatológico evidenciou mlnima reação inflamatória,discreta fibrose ao redor do implante e osseointegração, pela presença de trabéculas e medula óssea no interior do implante. Conduiu-se que a poliuretana derivada do poUmero de mamona é biocompatlvel em codornas, com ocorrência de osseointegração, podendo, portanto ser utilizadaem cirurgiaortopédica.

ASSUNTO(S)

cirurgia mamona medicina veterinaria ortopedia orthopedic osseointegração castor oil biomaterial osteo-integration birds biomaterial sigery aves

Documentos Relacionados