Behavior of campylobacter jejuni in different substrata and comparison between conventional methodologies and imunoenzimáticos methods for its recovery. / Comportamento do Campylobacter jejuni em diferentes substratos e comparação entre metodologias convencionais e metodos imunoenzimaticos para sua recuperação.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Campylobacter sp, principalmente C. jejuni e C. coli são reconhecidos mundialmente como agentes causadores de gastroenterites bacteriana, sendo responsáveis em alguns países, por um maior número de casos diarréicos do que, por exemplo, Salmonella sp. São microrganismos de natureza zoonótica que requerem condições de microaerofilia para a sua proliferação, sendo geralmente transmitidos por alimentos. O presente estudo teve por objetivos avaliar o comportamento de Campylobacter jejuni quando inoculado em diferentes substratos: leite tipo C, leite UHT e meio de cultura Bolton, em diferentes tempos de incubação e comparar metodologias convencionais e métodos que utilizam reações imunoenzimáticas para sua detecção. Para isso foram utilizadas quatro diferentes metodologias: técnica do Número Mais Provável (NMP); metodologia descrita pelo Bacteriological Analytical Manual (BAM) preconizada pelo FDA (Food and Drug Administration); Campylobacter Visual Immunoassay (TECRA diagnostic) e Vidas Campylobacter (bioMérieux). Os resultados mostraram que ocorre interferência da microbiota natural do leite C no crescimento de C. jejuni e que no meio Bolton o isolamento do microrganismo ocorre mais facilmente no período de 24 horas de incubação do que em 48 horas, provavelmente devido à escassez de nutrientes. Além disso, não houve grandes diferenças em relação às quatro metodologias utilizadas, sendo os métodos imunoenzimáticos mais rápidos para informação do resultado final e de fácil manipulação.

ASSUNTO(S)

metodologia comppylobacter jejuni methodology immunoenssay comppylobacter jejuni milk microbiologia imunoensaio leite microbiology

Documentos Relacionados