bcr-abl regulation of TRAIL, OSM, FAIM and NIPA expression. / Controle da expressão de TRAIL, OSM, FAIM e NIPA pelo oncogene bcr-abl.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A leucemia mielóide crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa e sua patogênese está associada à expressão de um neogene, bcr-abl, que codifica uma proteína tirosina quinase Bcr-Abl. Esse trabalho tem como objetivos o estudo dos mecanismos envolvidos na resistência à morte das células Bcr-Abl positivas e a identificação de alterações gênicas nessas células. Dados de expressão gênica global obtidos por "microarray" mostraram uma superexpressão nas células HL-60.Bcr-Abl com relação a HL-60 dos genes faim e nipa, que foi confirmada por qRT-PCR em diferentes linhagens celulares Bcr-Abl positivas. Já os genes de trail e osm, apresentaram uma diminuição significativa em HL-60.Bcr-Abl, que foi confirmada para trail, porém osm não teve seu resultado validado. A avaliação da expressão dos genes em células de pacientes portadores de LMC, em diferentes fases da doença também foi estudada. Com esses resultados, o presente estudo visa a melhor compreensão de como alterações na expressão desses genes contribuem na fisiopatologia da LMC.

ASSUNTO(S)

chronic myelogenous leukemia trail receptores de morte bcr-abl expressão gênica leucemia mielóide crônica apoptosis bcr-abl death receptors trail apoptose gene expression

Documentos Relacionados