BalanÃo EconÃmico da ProduÃÃo de Mamona e EnergÃtico da ObtenÃÃo do Biodiesel No Estado do Cearà em 2006. / Economic Balance of Castor Production and Energetic Balance of Obtaining the Biodiesel in Cearà State in 2006.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Dada a necessidade de se conhecer melhor a viabilidade econÃmica e energÃtica da mamona (Ricinus communis) para o Estado do CearÃ, enquanto um dos maiores produtores de oleaginosas no Nordeste do Brasil, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar um balanÃo econÃmico e energÃtico da produÃÃo de mamona para obtenÃÃo de biodiesel no Estado do CearÃ. Concomitantemente, analisou-se o perfil dos produtores de mamona nos aspectos sociais, pessoais e organizacionais, alÃm de mensurar o nÃvel tecnolÃgico dos mesmos. A pesquisa foi realizada nos MunicÃpios de Boa Viagem, Tauà e Pedra Branca. Foram utilizados dados secundÃrios, obtidos junto a instituiÃÃes de pesquisa, e dados primÃrios recolhidos dos produtores em entrevistas diretas. Na caracterizaÃÃo do perfil socioeconÃmico, foram usados dados referentes à idade, estado civil, grau de instruÃÃo, local de residÃncia, condiÃÃo de moradia, acesso à assistÃncia tÃcnica, participaÃÃo em organizaÃÃes sociais e acesso a financiamento. Na identificaÃÃo do nÃvel tecnolÃgico foram consideradas as tÃcnicas recomendadas para o cultivo da mamona. Na anÃlise da rentabilidade foram consideradas as receitas e os custos de produÃÃo por hectare nos municÃpios selecionados. Os principais resultados obtidos na pesquisa indicam alto percentual de agricultores homens, casados, com baixo grau de instruÃÃo, com acesso à assistÃncia tÃcnica, considerada por mais de 50% dos agricultores de mÃdia e baixa qualidade e elevada participaÃÃo em associaÃÃes. Em mÃdia, 12,91% dos agricultores entrevistados empregam mais de 80% da tÃcnica recomendada para o cultivo da mamona. A produÃÃo de mamona cearense nos trÃs municÃpios analisados mostrou-se rentÃvel, tendo sido a utilizaÃÃo de mÃo-de-obra familiar um fator primordial para se ter o baixo custo de produÃÃo. Em relaÃÃo ao balanÃo energÃtico, constatou-se que foi positivo para os municÃpios analisados, assumindo o valor igual a 1,52 para amostra total, significando que, na cultura da mamona, para cada unidade de energia que entra no sistema, produz-se 1,52 unidades de energia.

ASSUNTO(S)

economic stock biodiesel balanÃo econÃmico. biodiesel mamona balanÃo energÃtico castor ciÃncias agrÃrias energetic stock

Documentos Relacionados