Bacterial and Archaeal Communities Variability Associated with Upwelling and Anthropogenic Pressures in the Protection Area of Arraial do Cabo (Cabo Frio region - RJ)

AUTOR(ES)
FONTE

An. Acad. Bras. Ciênc.

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/09/2015

RESUMO

RESUMOOs sistemas de ressurgência possuem uma grande diversidade de microrganismos pelágicos e sua composição e atividade são determinadas por fatores como a temperatura e a concentração de nutrientes. A técnica de Electroforese em Gel por Gradiente Desnaturante (EGGD) foi utilizada para verificar a variabilidade genética espacial e temporal de Bacteria e Archea em duas estações na costa da região de Arraial do Cabo; uma com maior pressão da ressurgência, e a outra sobre pressão antropogênica. Além disso, as variáveis bióticas e abióticas foram medidas nas águas superficiais e de fundo de outras três estações situadas entre essas estações. Seis amostragens foram realizadas durante um ano e representaram adequadamente os diferentes graus de ressurgência e de pressões antropogênicas no sistema. A Análise por Componente Principal (ACP) mostrou uma correlação negativa entre a concentrações de amônia e de fósforo e a produção secundária procariótica e o total de bactérias heterotróficas. A ACP também mostrou uma correlação negativa entre a temperatura e a abundância de células procarióticas. As composições de Bacteria e Archaea foram variáveis, assim como as condições oceanográficas, e a ressurgência teve uma pressão regional enquanto a pressão antropogênica foi pontual. Sugerimos que as medidas de produção secundária procariótica esteve associada à atividade de ambas Bacteria e Archaea, e que a disponibilidade de substrato e a temperatura determinam a ciclagem de nutrientes.

ASSUNTO(S)

diversidade microbiana incorporação de leucina citometria de fluxo temperatura disponibilidade de nutrientes sistema brasileiro de ressurgência

Documentos Relacionados