Avaliação funcional do reparo artroscópico da lesão do manguito rotador em pacientes com pseudoparalisia
AUTOR(ES)
Miyazaki, Alberto Naoki, Fregoneze, Marcelo, Santos, Pedro Doneux, Silva, Luciana Andrade da, Sella, Guilherme do Val, Lopes Neto, Douglas Lobato, Muchiuti Junior, Melvis, Checchia, Sergio Luiz
FONTE
Rev. bras. ortop.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-04
RESUMO
OBJETIVO: avaliar o resultado funcional do reparo artroscópico das lesões do manguito rotador em pacientes com pseudoparalisia, definida como incapacidade de elevação ativa do braço acima de 90◦ , com elevação passiva completa.MÉTODOS: reavaliamos 38 pacientes com média de seguimento de 51 meses (mínimo de 24). Analisamos a taxa de reversão da pseudoparalisia e o resultado funcional obtido.RESULTADOS: pelos critérios de avaliação da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), 31 (82%) pacientes tiveram bons e excelentes resultados; dois (5%) resultados regulares e cinco (13%) ruins. A média da elevação ativa passou de 39◦no pré-operatório para 139◦ no pós-operatório (p < 0,05), a média da rotação lateral ativa passou de 30◦ para 48◦ (p < 0,05) e a média da rotação medial ativa passou do nível L3 para o T12 (p < 0,05).CONCLUSÃO: o reparo artroscópico das lesões do manguito rotador proporcionou bons e excelentes resultados em 82% dos casos e uma melhoria, estatisticamente significativa, da amplitude de movimento (ADM) ativa, com reversão da pseudoparalisia em 97,4% dos casos. É, portanto, uma boa opção de tratamento.
ASSUNTO(S)
paralisia manguito rotador/lesões articulação do ombro/cirurgia
Documentos Relacionados
- Avaliação funcional do reparo artroscópico das lesões completas do manguito rotador associado a acromioplastia
- Lesões extensas do manguito rotador: avaliação dos resultados do reparo artroscópico
- Avaliação dos resultados do reparo artroscópico de lesões do manguito rotador em pacientes com até 50 anos de idade
- Tenotomia com ou sem tenodese da cabeça longa do bíceps no reparo artroscópico do manguito rotador
- Avaliação dos resultados funcionais após reparo artroscópico do manguito rotador com a técnica equivalente transóssea (suture bridge)