AVALIAÇÃO FETO-PLACENTÁRIA DE CAPRINOS TRANSGÊNICOS PARA O FATOR ESTIMULANTE DE COLÔNIAS DE GRANULÓCITOS HUMANO (hG-CSF) / FETO-PLACENTAL EVALUATION OF TRANSGENIC GOATS FOR STIMULATING FACTOR granulocyte colony HUMAN (hG-CSF)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2011

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento morfológico e morfométrico de embriões e fetos caprinos transgênicos para o Fator Estimulante de Colônias de Granulócitos humano (hG-CSF), através do uso da ultrassonografia em tempo real. Foram utilizadas quatro cabras não transgênicas (NT) gestantes após fertilização usando um macho transgênico (T) para o hG-CSF da raça Canindé. Os exames ultrassonográficos foram realizados nos 30, 40 dias (via transretal, transdutor linear, 6,0/8,0 MHz) e nos 50, 60, 90 e 120 dias de gestação (via transabdominal, transdutor convexo, 3,5/5,0 MHz). As imagens foram gravadas para posterior mensuração dos parâmetros do diâmetro da vesícula embrionária (DVE), o comprimento crânio caudal (CCC), os diâmetros do tronco (DT), do abdômen (DA), do cordão umbilical (DCU) e dos placentomas (DPL) usando um programa computacional Image J, com prévia calibração para cada frequência utilizada. Foram ainda avaliadas a organogênese e formação esquelética, além da viabilidade embrionária/fetal com a presença da atividade cardíaca (Frequência Cardíaca Fetal - FCF) e dos movimentos do concepto. Após o parto, foi realizado o teste de DNA em todas as crias. Os dados estão apresentados de forma descritiva e expressos como média erro padrão para os conceptos transgênicos e não transgênicos. Após análise de PCR foram identificados quatro caprinos transgênicos (dois machos e duas fêmeas) e dois machos não transgênicos. Os primeiros parâmetros mensurados foram o DVE e o CCC nos dias 30, 40, 50 e 60. Com o crescimento dos conceptos, a partir dos 50 dias foi possível avaliar também o DT, DA, DCU, DPL. Os valores médios de todos os parâmetros apresentaram um aumento gradativo com o avançar da gestação. Os conceptos iniciaram sua diferenciação a partir de 40 dias. O coração foi detectado em todos os exames e diferenciação das câmaras cardíacas a partir dos 50 dias, os compartimentos gástricos, fígado e rins foram visualizados a partir aos 60 dias. A visualização de várias estruturas ósseas ocorreu aos 60 dias, com visualização de áreas hiperecóicas formando o crânio, caixa torácica, coluna vertebral e ossos longos. Em todos os conceptos a FCF diminuiu à medida que a avançou a gestação, da primeira observação aos 40 dias (T: 215,50 bpm; NT: 239,50 bpm) até a última aos 120 dias (T: 196,25 bpm; NT: 170 bpm). Todos os fetos apresentaram movimentos em todos os exames ultrassonográficos, mais intenso aos 50 dias de gestação. Ambos os conceptos caprinos transgênicos e não transgênicos tiveram um crescimento e morfologia semelhantes e permaneceram viáveis durante todo o período experimental. Portanto, presença do gene exógeno no genoma desses animais não interferiu no desenvolvimento embrionário/fetal e placentário.

ASSUNTO(S)

ultrassonografia. transgênese hg-csf fetometria caprinos reproducao animal ultrasound. transgenesis goats fetometry hg-csf

Documentos Relacionados