Avaliação dos aspectos clínico-nutricionais e da autopercepção corporal e alimentar de adolescentes atendidos no núcleo de investigação em anorexia e bulimia do hospital das clínicas - Universidade Federal de Minas Gerais

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/04/2011

RESUMO

Os transtornos alimentares, em especial, a anorexia nervosa e bulimia nervosa, são apresentados na literatura científica como doenças psiquiátricas de etiologia multifatorial, que acometem principalmente jovens do sexo feminino. As alterações clínico-nutricionais e psíquicas podem comprometer a qualidade de vida de portadores dessas doenças. Ainda são escassos os estudos sobre o perfil clínico-nutricional e as percepções corporais e alimentares de pacientes que chegam a serviços especializados em transtornos alimentares. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar aspectos clínico-nutricionais, bem como a autopercepção corporal e alimentar de pacientes admitidos no Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (NIAB - HC - UFMG). Tratou-se de um estudo observacional de corte transversal que utilizou metodologia de triangulação quali-quantitativa. Todos os pacientes que chegaram ao acolhimento do NIAB no período entre março e agosto de 2010 foram convidados a participar do estudo. Trinta e oito pacientes foram submetidos à avaliação clínico-nutricional e entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas. Os resultados mostraram que a maioria dos pacientes eram adolescentes (52,8%), do sexo feminino (94,4%), que não praticavam atividade física, não consumiam bebidas alcoólicas e não fumavam. A maioria delas (47,4%) apresentavam-se eutróficas e com o percentual de gordura adequado (40%). A pesquisa revelou que a questão motivacional para procura do serviço foi predominantemente devido a questões psíquicas acerca da singularidade da doença. A maioria desses indivíduos apresentou distorções da imagem corporal. Dessa forma, ressaltamos a importância da avaliação clínico-nutricional e da valorização dos aspectos subjetivos, vinculados ao corpo e à alimentação, em pacientes com TA. Atentamos também quanto à necessidade de novas pesquisas no intuito de validar os métodos de avaliação clínico-nutricional, bem como consideramos de extrema importância a ampliação de estudos que permitam levar em conta a fala do paciente, promovendo, assim, reflexões mais aprofundadas acerca dos transtornos alimentares.

ASSUNTO(S)

distúrbios alimentares. transtornos da alimentação decs anorexia nervosa decs bulimia nervosa decs adolescente decs auto-imagem decs imagem corporal decs comportamento alimentar/psicologia decs dissertações acadêmicas decs dissertação da faculdade de medicina da ufmg.

Documentos Relacionados