Avaliação do conforto e da energia em edifícios residenciais de Porto Alegre / Comfort and energy assessment in residential buildings in Porto Alegre

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação propõe um método de avaliação do desempenho térmico e energético para edifícios residenciais na cidade de Porto Alegre/RS. Através de simulações computacionais são medidos o número de horas com temperatura de conforto e o consumo energético para dois ambientes residenciais, dormitórios e salas. O objetivo da pesquisa é analisar criticamente as condições de conforto dos usuários no ambiente construído e os recursos energéticos alocados para atingir esse conforto. Para tanto, a revisão bibliográfica embasou-se nos fundamentos do clima, do conforto térmico, das estratégias bioclimáticas de projeto, do consumo de energia e da legislação sobre edificações vigente nas décadas de 70, 80 e 90. A metodologia se desenvolveu a partir de análises paramétricas relacionadas à abertura da edificação: tamanho, orientação solar, sombreamento e ventilação. A dissertação propõe uma ficha de avaliação do desempenho térmico e energético dos edifícios residenciais que serve como um guia de classificação do conforto e da energia. Os resultados mostram as discrepâncias e semelhanças entre os parâmetros da variável abertura no desempenho térmico-energético dos compartimentos, e na eficiência energética das diferentes edificações. Apresenta-se, portanto, uma visão preliminar da influência que o desenho do edifício tem sobre o condicionamento térmico e energético da habitação na região climática de Porto Alegre.

ASSUNTO(S)

architecture conforto ambiental : construcao comfort desempenho termico energy edificios residenciais energia : edificacoes housing habitação computer simulation residências simulação avaliação cidades : porto alegre (rs)

Documentos Relacionados