Avaliação de riscos ambientais na delimitação de áreas potenciais para corredores ecológicos na sub-bacia hidrográfica do Rio Das Almas (Goiás)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo principal deste trabalho é ajustar uma metodologia, baseada em pesos, considerando a influência das áreas de risco à ecologia da paisagem, na Bacia Hidrográfica do Rio das Almas, situada na área central do Estado de Goiás, Brasil (492100W e 154900S; 487800W e 161600S). O primeiro passo foi a geração do mapa de diagnóstico de riscos para analisar o melhor caminho para interconexão, conforme a topografia, recursos hídricos, geologia, geomorfologia, solos, formas de uso do solo e a legislação brasileira de proteção florestal. O segundo e último passo consiste em uma análise prospectiva para prever o potencial dos rios, como também a geomorfologia e áreas de vegetação para conexão, utilizando o mapa de diagnóstico de riscos na análise, a fim de definir o melhor caminho para passagem dos corredores. Os resultados mostram três rotas potenciais, representando 2.78% de toda a área da sub-bacia, em 868.708 ha de terras. Desses, apenas 34% da área, 298.042 ha, precisarão ser revegetados; o restante do percurso dá-se em áreas potenciais de vegetação nativa preservada.

ASSUNTO(S)

geoprocessamento manejo florestal áreas de preservação município de pirenópolis, áreas de fluxo gênico, planejamento regional, gestão ambiental geoprocessing, preservation areas, pirenópolis district, areas of gene flow, regional planning, environmental management

Documentos Relacionados