Avaliação de padrões para implementação de modelos de dados orientados a objetos em bancos de dados relacionais. / Patterns evaluation for implementation of object-oriented data models into relational databases.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A questão da implementação de modelos de dados que utilizam a orientação a objetos constitui-se, ainda, em um assunto não totalmente consolidado. Dessa forma, nesta dissertação realiza-se uma sistematização relativa à implementação de um banco de dados relacional representado por um diagrama de classes. Este trabalho apresenta como foco principal uma avaliação de métricas do mapeamento de três tipos de relacionamento de um modelo orientado a objetos, Herança, Agregação/Composição e Associação, quando aplicados a um modelo relacional de banco de dados. Para isso, foram avaliados ao todo sete padrões de mapeamento desses relacionamentos para a modelagem relacional, sendo dois padrões de Herança, dois de Agregação e dois de Associação, além de análise de estudos empíricos relacionados ao tema. Ambas as formas de modelagem, relacional e orientada a objetos, são compatíveis quando analisadas suas modelagens conceituais. Assim, avalia-se a adequação da implementação dos modelos orientados a objetos em um banco de dados relacional após a aplicação dos padrões de mapeamento. Como resultado deste trabalho, é apresentada uma proposta de análise de métricas da aplicação dos padrões de mapeamento em um modelo apropriado para implementação em um banco de dados relacional. Algumas das métricas avaliadas são desnormalização, método de armazenamento lógico alinhado à estratégia de indexação, alta disponibilidade e uso de métodos de replicação, custo de acesso a dados, espaço em disco e flexibilidade e custo de manutenção.

ASSUNTO(S)

banco de dados database evaluation metrics implementação implementation mapeamento mapping métricas de avaliação modelagem modeling padrões patterns

Documentos Relacionados