Avaliação de métodos bioquímicos e sorológicos na identificação e agrupamento de espécies de Candida por CHROMagar Candida, SDS-PAGE e ELISA

AUTOR(ES)
FONTE

Brazilian Journal of Biology

DATA DE PUBLICAÇÃO

2004-05

RESUMO

Este trabalho teve o propósito de avaliar métodos bioquímicos e sorológicos para serem aplicados na caracterização e identificação de linhagens do gênero Candida isoladas da cavidade bucal. As cepas empregadas representam cinco espécies de Candida previamente identificadas: C. albicans, C. guilliermondii, C. parapsilosis, C. krusei e C. tropicalis, utilizando como controle negativo Kluyveromyces marxianus. Foram empregadas as técnicas de gel de poliacrilamida (SDS-PAGE) associado à análise estatística em software, CHROMagar Candida (CA), meio cromogênico diferencial descrito para o isolamento e identificação presuntiva de leveduras de importância clínica e um ensaio de imunoabsorção ligado a enzima (ELISA), utilizando antissoro produzido contra extratos protéicos de uma linhagem-padrão de Candida e um isolado de cavidade oral de C. albicans. O método mostrou-se adequado para a identificação presuntiva de C. albicans, C. tropicalis e C. krusei, com 100% de sensibilidade e especificidade, com base na coloração e textura das colônias. O método de ELISA utilizando imunoglobulinas G purificadas apresentou alto teor de reação cruzada com as outras espécies de Candida estudadas. A análise do perfil protéico por SDS-PAGE permitiu agrupar os isolados da cavidade oral por intermédio do coeficiente "Simple Matching", S SM = 1,0. Os perfis protéicos analisados por SDS-PAGE ampliam os conhecimentos sobre as relações taxonômicas de leveduras isoladas da cavidade oral. Esta metodologia demonstra boa reprodutibilidade e origina informações úteis para aplicação clínica e estudos que envolvem a sistemática e a epidemiologia.

ASSUNTO(S)

espécies de candida eletroforese de proteínas análise numérica meio cromogênico (chromagar candida) ensaio imunoenzimático (elisa)

Documentos Relacionados