Avaliação de fatores intervenientes nas emissões veiculares em corredores de ônibus. / Appraisement of factors affecting vehicular emissions in high-flow bus corridors.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação investiga a influência de diversos fatores intervenientes nas emissões veiculares em corredores de ônibus de alta capacidade, conhecidos como BRT Bus Rapid Transit. Esses sistemas têm sido adotados em cidades de todo o mundo devido a possibilidade de atender demandas elevadas a custos relativamente baixos quando comparados com alternativas sobre trilhos, com nível de serviço adequado e possibilitando a redução de emissões. Três categorias de variáveis foram consideradas: (i) variáveis que são função do projeto do corredor de ônibus (infraestrutura, especificações tecnológicas e operacionais); (ii) variáveis que são afetadas pela implantação do corredor (impactos na velocidade média dos outros veículos, utilização de rotas alternativas e transferência modal); (iii) variáveis que dependem de políticas públicas (como mudanças do tipo de combustível ou programas de inspeção veicular). As emissões foram estimadas através de dois procedimentos. Preferencialmente utilizou-se o modelo IVE International Vehicle Emissions, que se baseia no ciclo de condução dos veículos (perfil de variação da velocidade segundo a segundo). Em alguns casos, as estimativas utilizaram resultados de medidas de emissões realizadas pelo IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para diferentes tecnologias de ônibus e ciclos de operação padronizados. Os dados necessários para a aplicação do modelo IVE haviam sido coletados anteriormente em São Paulo. Os dados operacionais dos corredores foram obtidos junto a SPTrans e a CET. As análises foram desenvolvidas em três etapas, incluindo progressivamente novas variáveis. Inicialmente foi considerado o efeito de diferentes ciclos de condução sobre as emissões dos ônibus em corredores existentes. Na segunda etapa foi feita uma análise das situações antes e depois da implantação de um corredor (Pirituba-Lapa-Centro), focalizando os impactos sobre as emissões dos ônibus e dos demais veículos, particularmente os autos, e a importância de considerar as emissões dos veículos que passam a percorrer rotas alternativas após a implantação do corredor. Finalmente, foram analisados diferentes cenários para um corredor hipotético, variando tecnologias de ônibus e avaliando os impactos de mudanças na divisão modal, condições de tráfego e outras políticas gerais. Os resultados indicaram a possibilidade de reduções significativas de emissões de poluentes quando utilizados ônibus padrão EURO 3 ou padrão EEV movidos a GNV, bem como evidenciaram a importância de infraestrutura e condições operacionais adequadas para permitir a melhoria dos ciclos de condução dos ônibus. Entretanto, ganhos adicionais são fortemente dependentes de possíveis mudanças que afetem as condições de tráfego dos autos e demais veículos, e de medidas para reduzir emissões, tais como programas de inspeção veicular e de renovação de frota.

ASSUNTO(S)

vehicular emissions modelos (emissão) veículos (emissão) environmental impact brt ive model Ônibus (sistemas) transportation planning bus corridors planejamento de transportes

Documentos Relacionados