Avaliação da resposta imune e do efeito inflamatório induzido por extrato total de Malassezia pachydermatis. / Evaluation of immune response and inflammatory effect induced by crude extract of Malassezia pachydermatis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2008

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi avaliar a resposta inflamatória e a resposta imune humoral e celular do extrato total de Malassezia pachydermatis. Uma cepa de M. pachydermatis foi cultivada e a massa fúngica foi lavada em salina tamponada com fosfato (PBS), macerada em nitrogênio líquido, em seguida diluída em Tris-HCl, 25 mM, pH 7,5, (1:3) agitada durante 3 horas e centrifugada a 4000 rpm por 30 minutos. O sobrenadante foi denominado extrato total de M. pachydermatis (ETMalp). A concentração de proteínas do ETMalp foi mensurada e a massa molecular aparente determinada por eletroforese. O processo inflamatório foi induzido por via intraperitoneal por ETMalp e pela suspensão fúngica em camundongos. O lavado peritoneal foi coletado com 1, 4, 24 e 48 h após a inoculação no qual foram dosadas as proteínas totais, contagem total e diferencial de células. O processo inflamatório também foi avaliado com ETMalp por via subcutânea em camundongos e a lesão submetida a exame histológico. Para avaliação da resposta imune humoral e celular os animais foram imunizados com ETMalp por via intraperitoneal e subcutânea e desafiados com ETMalp nas patas após a coleta dos sangues. A produção de anticorpos específicos foi analisada por anafilaxia cutânea passiva (PCA) e ensaio imunoenzimático (ELISA). A concentração de proteínas do ETMalp foi de 100 μg/mL e a eletroforese revelou sete bandas, sendo cinco distribuídas entre 14,3-66 kDa. Os tratamentos induziram aumento (P<0,05) na migração celular ao longo do tempo, alcançando pico em 24 h. A suspensão fúngica induziu (P<0,05) uma maior migração celular em 24 e 48 h. ETMalp e a suspensão fúngica provocaram extravasamento protéico e migração neutrofílica, enquanto que a suspensão fúngica também provocou migração de mastócitos. Os animais que receberam ETMalp por via subcutânea apresentaram reação inflamatória inespecífica ao exame histológico.Os níveis de anticorpos IgG específicos contra ETMalp induzidos pela sensibilização por via intraperitoneal e subcutânea aumentou significativamente quando comparado com o soro pré-imune. Anticorpos IgE específicos contra ETMalp não foram revelados por PCA em ratos. As vias intraperitoneal e subcutânea foram estimuladas com ETMalp e em resposta ao desafio produziram edema em 24 e 48 horas quando comparado com o controle. Conclui-se que as diferentes proteínas contidas no ETMalp são pró-inflamatórias e que o ETMalp induz resposta imune específica mediada tanto por linfócitos T quanto B, através das respostas imunes humoral e celular.

ASSUNTO(S)

malassezia inflamação resposta imune extrato total reproducao animal malassezia inflammation immune response total extract

Documentos Relacionados