Avaliação da reabilitação em áreas de empréstimo a partir de reflorestamentos na Mata Atlântica. 2010. / Evaluation of rehabilitation at reclamation sites from reforestations on Atlantic Forest. 2010.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/12/2010

RESUMO

Áreas de empréstimo constituem ecossistemas onde o solo e partes do subsolo foram suprimidas. Elas apresentam níveis mínimos de resiliência, necessitando de intervenções antrópicas para sua reabilitação ao contexto regional. Neste estudo se avaliaram 5 reflorestamentos com espécies e propriedades funcionais diferentes (tratamentos), seus desempenhos e sustentabilidade ambiental depois de transcorridos 13 anos. No Capítulo I foram avaliados o desenvolvimento, a estrutura horizontal e a composição florística do estrato arbóreo-arbustivo. No Capítulo II, a regeneração espontânea nos sub-bosques e no Capítulo III, a similaridade entre composições florísticas de áreas em reabilitação e em restauração espontânea, com aproximadamente 40 anos. Nos reflorestamentos com 5 diferentes conjuntos de espécies, a composição florística aumentou de 12 para 23 espécies, distribuídas em 12 famílias e 276 indivíduos, sendo a Fabaceae a principal família. Foram encontrados 3.554 indivíduos regenerantes (1.438 no inverno e 2.116 no verão) e as famílias botânicas mais representativas foram Asteraceae e Poaceae. Na área em restauração, foram observados 967 indivíduos regenerantes e as famílias Asteraceae e Sapindaceae tiveram maior representação, evidenciando que há pequena similaridade entre espécies de ambientes em reabilitação e restauração. Todos os tratamentos demonstraram avanços na sustentabilidade ambiental, porém duas combinações de espécies se diferenciaram no desempenho da reabilitação de áreas de empréstimo.

ASSUNTO(S)

sustentabilidade ambiental composição florística sucessão ecológica conservacao da natureza environmental sustainability floristic composition ecological succession

Documentos Relacionados