Avaliação da produção de etanol em temperaturas elevadas por uma linhagem de S. cerevisiae. / Evaluation of ethanol production at high temperatures by a strain of S. cerevisiae.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A metodologia de superfície de resposta foi utilizada para otimizar as condições e obter maiores produção de etanol e viabilidade para a linhagem de S. cerevisiae 63M em processo descontínuo, resultando nas condições: 200 g.L-1 de sacarose, 40 g.L-1 de inóculo a 30 °C. Diferentes tipos de processos foram comparados e o processo que apresentou maiores viabilidade, produtividade e rendimento foi o descontínuo alimentado por pulsos de volumes decrescentes de sacarose a 30 °C. A redução da concentração de sacarose foi uma estratégia que permitiu aumentar a temperatura até 37 °C sem perdas em viabilidades. Uma linhagem utilizada nas destilarias brasileiras foi comparada com a linhagem 63M em temperaturas elevadas e observou-se que a 63M produziu maior produtividade e rendimento. Oito ciclos sucessivos de fermentação com reutilização de células da linhagem 63M foram realizados em meio sintético em processo descontínuo alimentado por pulsos de sacarose a 37 °C e uma perda gradual de viabilidade foi observada, mas o etanol final permaneceu constante nos oitos ciclos.

ASSUNTO(S)

successive cycles of fermentation s. cerevisiae biotecnologia biotechnology Álcool (produção e avaliação) ciclos sucessivos de fermentação s. cerevisiae extreme temperatures staphylococcus staphylococcus temperaturas extremas metodologia de superfície de resposta alcohol (production and evaluation) response surface methodology

Documentos Relacionados