Avaliação da presença de microrganismos indicadores de contaminação e patogênicos em líquidos lixiviados do aterro sanitário de Belo Horizonte

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de microrganismos indicadores decontaminação e patogênicos do líquido lixiviado do aterro sanitário de Belo Horizonte/MG, de células diferenciadas pelo cenário de aterramento dos resíduos, célula emergencial disposição de resíduos sólidos urbanos, encerrada sua operação em Agosto/97) e também da célula AC05 (co-disposição de resíduos sólidos urbanos e resíduos de serviços de saúde, em operação no período das amostragens). No período de Janeiro a Abril/03 foram coletadas 25 amostras do líquido lixiviado das células estudadas e foram analisados os parâmetros físico-químicos, pH, temperatura, potencial redox e condutividade e os parâmetros microbiológicos, coliformes totais, coliformes termotolerantes, Grupo Enterococcus, Clostridium perfringens (indicadores de contaminação), além de bactérias aeróbias e dos microrganismos comumente causadores de infecção hospitalar, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococus aureus. O líquido lixiviado da célula AC05, apresentou valor maior para condutividade e temperatura e menor para potencial redox. Os valores de pH da AC05 e emergencial estavam próximos. Foram detectados todos os microrganismos pesquisados em ambas as células, exceto Staphylococus aureus. A concentração dos indicadores de contaminação, coliformes totais, coliformes termotolerantes e Clostridium perfringens foi superior na célula AC05. Para a concentração do Grupo Enterococcus, bactérias aeróbias e Pseudomonas aeruginosa não houve diferença estatisticamente significativa. Quanto à susceptibilidade aos antimicrobianos, as cepas de Pseudomonas aeruginosa isoladas dos líquidos lixiviados da célula AC05 apresentaram maior percentual de resistência (20,69%) aos antibióticos testados em relação às cepas da célula emergencial (7,6%). As cepas de ambas as células apresentaram resistência múltipla aos antibióticos comumente utilizados no tratamento de infecções humanas e somente na célula AC05 foi detectada resistência ao antibiótico imipenem, carbapenêmico de quarta geração mais eficaz no tratamento de infecções causadas pela Pseudomonas aeruginosa. Os resultados deste estudo alertam para a possibilidade da presença de outros microrganismos patogênicos advindos dos RSU e RSS e indicam que tanto o líquido lixiviado da célula AC05, com co-disposição de RSU e RSS como o líquido lixiviado da célula emergencial, com disposição somente de RSU podem representar risco biológico à saúde pública e ao meio ambiente.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. resíduos industriais aspectos ambientais teses. microorganismos patogenicos teses. meio ambiente teses. aterro sanitário. teses. saneamento teses. recursos hídricos desenvolvimento teses.

Documentos Relacionados