Avaliação da expressão gênica de citocinas em resposta à infecção experimental por fusobacterium nucleatum e enterococcus faecalis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/07/2011

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão gênica das citocinas pró-inflamatórias (RANKL, TNF- e IFN-) e regulatórias (TGF- e IL-10) em resposta à infecção experimental em molares de camundongos Balb/c com os microrganismos Fusobacterium nucleatum (ATCC 10953) e Enterococcus faecalis (ATCC 19433), em mono ou em bi-associação. Os animais foram sacrificados após 10 e 20 dias, e os tecidos periapicais coletados, dosando-se a presença das citocinas por PCR em tempo real. Observou-se que a mono-infecção com o F. nucleatum induziu, no 10º dia, alta expressão de RANKL e TNF- e que a modulação dessa resposta se deveu à IL-10. O E. faecalis provocou uma alta expressão de IFN- no 20º dia, mas essa modulação observada na expressão do RANKL e TNF- foi independente da IL-10 e TGF-. A bi-associação (F. nucleatum e E. faecalis) estimulou uma alta expressão das citocinas RANKL, TNF- e IFN-, no 10º dia, que seria modulada pela presença aumentada do TGF-. Pode-se concluir que, neste modelo, a expressão gênica das citocinas pró-inflamatórias prevalece nos períodos iniciais de indução das alterações periapicais com concomitante redução no período tardio e isto se deve à modulação promovida pelas citocinas regulatórias IL-10 e TGF-, mas de uma maneira infecção-específica.

ASSUNTO(S)

citocinas - teses resposta imune - teses doenças periapicais - teses bactérias gram-positivas - teses bactérias gram-negativas - teses expressão gênica decs citocinas/uso terapêutico decs fusobacterium nucleatum decs enterococcus faecalis decs

Documentos Relacionados