Avaliação da eficácia dos tratamentos com a associação de Sulfadiazina, Pirimetamina e Ácido folínico (SPAF), Azitromicina, infusão de Artemisia annua L. e Espiramicina na prevenção da transmissão vertical da toxoplasmose em Calomys callosus (Rodentia: Cricetidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia dos tratamentos com sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico (SPAF) associados, azitromicina, infusão de Artemisia annua e espiramicina na prevenção da transmissão vertical da toxoplasmose em Calomys callosus (Rodentia: Cricetidae). Fêmeas de C. callosus foram oralmente infectadas com 20 cistos de Toxoplasma gondii (cepa ME-49) no dia de detecção da rolha vaginal (primeiro dia de gestação). O tratamento com azitromicina, infusão de A. annua e espiramicina iniciou-se a partir do 4 dia de gestação e o tratamento com a associação de SPAF a partir do 14 dia de gestação e inóculo. Placenta e tecidos embrionários foram coletados para análises morfológica, imuno-histoquímica, bioensaio e reação de PCR do 15 ao 20 dia de gestação/inóculo. Não foram vistas alterações morfológicas nos tecidos placentários e fetais (fígado) de fêmeas tratadas com SPAF, azitromicina e espiramicina mas observou-se a presença de embriões atrofiados em animais submetidos ao tratamento com infusão de A. annua. Após os tratamentos, parasitos foram visibilizados em tecidos placentários e fetais (fígado) dos animais tratados com SPAF, infusão de A. annua e espiramicina, porém a quantidade de imunomarcações do parasito foi significativamente menor nesses animais quando comparados aos não tratados. Parasitos foram também observados nos tecidos placentários dos animais tratados com azitromicina, porém ausentes nos respectivos embriões e os resultados de bioensaio e PCR confirmaram os dados da imunohistoquímica. Adicionalmente observou-se imunomarcações para bradizoítas em tecidos placentários e fetais de animais tratados com SPAF. Em conclusão, o tratamento com azitromicina mostrou-se mais efetivo na inibição da transmissão vertical da toxoplasmose em Calomys callosus.

ASSUNTO(S)

congenital toxoplasmosis toxoplasmose - tratamentos tratamentos imunologia aplicada calomys callosus toxoplasmose congênita treatment toxoplasmose

Documentos Relacionados