Avaliação da ativação linfócitária por diferentes combinações de células apresentadoras de antígenos. / Evaluation of lymphocyte activation by different combinations of antigen presenting cells.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Acredita-se que as células dendríticas (DCs) sejam as mais eficientes na ativação de linfócitos T (LT) naive. Com a possibilidade de geração in vitro de DCs, muitos protocolos explorando este potencial vêm sendo desenvolvidos, principalmente em abordagens imunoterapêuticas para o câncer. Todavia, em situações fisiológicas a apresentação antigênica dificilmente ocorre por um tipo celular único. Deste modo, este trabalho investigou os padrões de reposta de LT induzidos por DCs maduras (mDCs) em combinação com diferentes APCs, incluindo linfócitos B, monócitos, macrófagos e DCs imaturas. Os padrões de resposta gerados pelos LT foram analisados por citometria de fluxo, ELISA e BIOPLEX. A estimulação dos LT pelas mDCs isoladas apresentaram o maior poder de estimulação, seguidas pelas outras APCs. Todas as combinações diminuiram a resposta induzida pelas mDCs, principalmente de LT CD4+. Deste modo, os dados confirmam o efeito das interações de APCs na estimulação de LT provendo ferramentas para o refinamento de abordagens imunoterapêuticas.

ASSUNTO(S)

cell proliferation cellular immunology células cultivadas de tumor células dendríticas citocinas cultured tumor cells cytokines dendritic cells imunologia celular linfócitos t proliferação celular t lymphocytes

Documentos Relacionados