AvaliaÃÃo do Tratamento Adjuvante com Tamoxifeno em Mulheres com CÃncer de Mama. / Evaluation of the Adjuvant Treatment with Tamoxifen in Women with Breast Cancer.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/04/2006

RESUMO

O cÃncer de mama foi descrito hà muitos anos e documentado, pela primeira vez, por Imhotep, mÃdico, astrÃlogo e arquiteto egÃpcio, nascido em 2.650 antes de Cristo (a.C.) que recomendava Ãquela Ãpoca, como tratamento, a cauterizaÃÃo do tecido doente. Tamoxifeno à o fÃrmaco mais prescrito no tratamento do cÃncer de mama. Sua utilizaÃÃo à principalmente na modalidade adjuvante, em pacientes prà ou pÃs menopausadas, receptor de estrÃgeno e/ou progesterona positivos. à tambÃm utilizado no tratamento da doenÃa localmente avanÃada e metastÃtica e em menor proporÃÃo nas pacientes com contra-indicaÃÃo formal de cirurgia ou que se recusam a se submeter a esta modalidade de tratamento. Na neo-adjuvÃncia à utilizada apenas em ensaios clÃnicos. O tamoxifeno tambÃm diminui, na adjuvÃncia por cinco anos, a probabilidade de recidiva em 47% e de morte por cÃncer de mama em 26% e os dois principais efeitos colaterais, apesar de raros, sÃo aumento da prevalÃncia de cÃncer de endomÃtrio e de fenÃmenos tromboembÃlicos. Este estudo teve como objetivo principal avaliar as pacientes portadoras de cÃncer de mama, no Instituto do CÃncer do CearÃ, tratadas com tamoxifeno de forma adjuvante, no perÃodo de janeiro de 1993 a 1996, com relaÃÃo aos principais benefÃcios e efeitos colaterais, bem como anÃlise de sobrevivÃncia. ProntuÃrios de setecentos e quarenta e duas pacientes foram analisados no que diz respeito aos dados sÃcio- demogrÃficos, idade, status menopausal, estadiamento clÃnico e patolÃgico, dosagem de receptores de estrÃgeno e progesterona, casos de cÃncer de endomÃtrio, principais sÃtios de metÃstases, modalidade de tratamento cirÃrgico, radioterÃpico e quimioterÃpico, causas de Ãbito, tipo histolÃgico, status dos linfonodos axilares e anÃlise de sobrevivÃncia de acordo com o estadiamento. Concluiu-se que a maioria dos dados estÃo de acordo com a literatura e que o prejuÃzo da anÃlise foi resultante da qualidade dos registros realizados nos prontuÃrios, devendo cada vez mais os mÃdicos serem estimulados a documentar, de forma clara e legÃvel, o maior nÃmero de informaÃÃes possÃveis, nÃo apenas as positivas, mas todas aquelas que, mais freqÃentemente, possam ter relaÃÃo com a utilizaÃÃo de qualquer medicamento prescrito.

ASSUNTO(S)

farmacologia tamoxifen, hormonetherapy, breast cancer, adjuvant treatment farmacologia tamoxifen, hormonetherapy, breast cancer, adjuvant treatment neoplasias da mama tamoxifeno hormÃnios - uso terapÃutico

Documentos Relacionados