AvaliaÃÃo do potencial antitumoral dos hidrobenzofuranÃides isolados das folhas da Tapirira guianensis (anacardiaceae) / Antitumor potential of hydrobenzofuranoids isolated from the leaves of tapirira guianensis (anacardiaceae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Os hidrobenzofuranÃides obtidos da Tapirira guianensis sÃo derivados alquilados da ciclohexanona, que parecem ser possÃveis precursores dos lipÃdios fenÃlicos. O presente trabalho avaliou, inicialmente, a atividade dos nove hidribenzofuranÃides em linhagens de cÃlulas, onde a amostra SJC-8 mostrou a citotoxicidade mais elevada. Posteriormente, foram avaliados os possÃveis mecanismos pelo qual esta amostra desenvolve seu efeito citotÃxico. No teste de MTT em painel de linhagens adicionais a SJC-8 apresentou valores de CI50 variando de 0.3 a 6.2Âg/mL. No teste de toxicidade aguda em nÃuplios de artÃmia e de atividade hemolÃtica em eritrÃcitos de camundongos, a SJC-8 nÃo desenvolveu toxicidade e hemÃlise, respectivamente. O mecanismo de aÃÃo da SJC-8 foi, entÃo, estudado. A viabilidade das cÃlulas HL-60 foi afetada pela SJC-8 apÃs um perÃodo de exposiÃÃo de 24h, quando analisada por exclusÃo por azul de tripan. Nas menores concentraÃÃes nÃo houve aumento do nÃmero de cÃlulas nÃo-viÃveis, mas apenas uma reduÃÃo da proliferaÃÃo celular (aÃÃo citostÃtica), enquanto que nas duas maiores concentraÃÃes, houve reduÃÃo do nÃmero de cÃlulas viÃveis e aumento do nÃmero de cÃlulas nÃo-viÃveis (efeito citotÃxico), o que corrobora com os achados da analise morfolÃgica, onde observou-se um aumento do nÃmero de cÃlulas mortas. A atividade citotÃxica da SJC-8 està relacionada com a inibiÃÃo da sÃntese de DNA, como revelado pela incorporaÃÃo do BrdU, alÃm de poder estar envolvida com a inibiÃÃo da Topoisomerase 1. Submetida ao estudo de toxicogenÃtica pelo teste do cometa em HL-60, a SJC-8 elevou os Ãndices e freqÃÃncias de dano de maneira concentraÃÃo-dependente, sendo observados tipos de danos maiores nas concentraÃÃes mais elevadas. A administraÃÃo de SJC-8 (25 ou 50mg/kg/dia) inibiu o desenvolvimento de tumor sÃlido em camundongos transplantados com Sarcoma 180 em 12,3 e 59,8% respectivamente. A atividade antitumoral da SJC-8 està relacionada com a inibiÃÃo da proliferaÃÃo do tumor. A anÃlise histopatolÃgica mostrou de forma reversÃvel, que o fÃgado à o alvo de toxicidade da droga. De fato, a atividade antitumoral da SJC-8 esta relacionada com um efeito antiproliferativo direto nas cÃlulas tumorais, sendo possÃvel assim que esta amostra possa atuar como possÃvel protÃtipo de novos agentes antitumorais.

ASSUNTO(S)

anacardiaceae anacardiaceae - farmacologia farmacologia antitumoral antitumor, hidrobenzofuranoids hidrobenzofuranÃides ensaios de seleÃÃo de medicamentos antitumorais benzofuranos - farmacologia anacardiaceae

Documentos Relacionados