AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE / Assessment of teaching-learning in Physical Education classes in public and private schools in Fortaleza-CE

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/01/2012

RESUMO

Pela diversidade avaliativa que existe na educaÃÃo e, especialmente, na EducaÃÃo FÃsica escolar, os objetivos do estudo foram: 1) identificar os fatores latentes das prÃticas avaliativas e dos instrumentos de avaliaÃÃo; 2) descrever a concordÃncia dos estudantes em relaÃÃo Ãs prÃticas de ensino e avaliativas da disciplina. O estudo à do tipo quantitativo, de natureza exploratÃria, a amostra à formada por professores de EducaÃÃo FÃsica e alunos de ensino mÃdio. Foram aplicados questionÃrios com escalas visando realizar anÃlise fatorial exploratÃria dos fatores relacionados Ãs prÃticas avaliativas na disciplina. Os resultados dos professores: foram entrevistados 51 professores de 35 escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria (72,5%) de escola pÃblica e do sexo masculino (64,7%). Tem-se para a escala total do professor precisÃo α=0,83 e e=4,2 =>3,8% de A, foram extraÃdos 13 fatores sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de utilizaÃÃo da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem (KMO = 0,64, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Realiza avaliaÃÃes somativa e fator 2 â Realiza avaliaÃÃes formativas; sobre o nÃvel de utilizaÃÃo dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO = 0,65, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Provas prÃticas e teÃricas, fator 2 - Registro diÃrio e fator 3 â Auto avaliaÃÃo do desempenho. Os resultados dos alunos: foram entrevistados 241 alunos de quinze escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria, 88,8%, de escola pÃblica. A maioria (52,3%) dos respondentes era do sexo feminino. Tem-se para a escala total do aluno α=0,86 e e=2,0 =>2,4% de A. Foram extraÃdos 12 fatores explicando 65,6% da variÃncia total sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de concordÃncia das prÃticas avaliativas da disciplina (KMO=0,75, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â aprovaÃÃo na disciplina e fator 2 â prÃticas avaliativa; sobre o nÃvel de concordÃncia dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO=0,69, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â ObservaÃÃo do desempenho dos alunos e do professor e fator 2 â provas e trabalhos escritos e orais. Percebe-se que a dinÃmica de compreensÃo da utilizaÃÃo dos objetivos de ensino e dos instrumentos para a avaliaÃÃo da disciplina tem feito com que, aos poucos, ocorram mudanÃas de significados no entendimento de algumas prÃticas. Apontamos que a avaliaÃÃo do conhecimento, via testes e provas, nas aulas de EducaÃÃo FÃsica escolar vem sendo mais utilizada, mas ainda carece de aperfeiÃoamento tÃcnico-cientÃfico para a elaboraÃÃo e validaÃÃo de instrumentos. Acreditamos que o estudo pode potencializar a consciÃncia dos professores de EducaÃÃo FÃsica em relaÃÃo à importÃncia de avaliar e elaborar instrumentos baseados em objetivos educacionais, alÃm fornecer informaÃÃes sobre o nÃvel de concordÃncia dos alunos sobre as prÃticas avaliativas.

ASSUNTO(S)

school professores de educaÃÃo fÃsica - avaliaÃÃo - fortaleza(ce) estudantes ensino mÃdio - avaliaÃÃo - fortaleza(ce) aprendizagem educacao avaliaÃÃo ensino-aprendizagem educaÃÃo fÃsica escola assessment teaching and learning physical education educaÃÃo fÃsica - estudo e ensino - avaliaÃÃo - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados