AvaliaÃÃo do custo e equivalÃncia farmacÃutica de hidroclorotiazida em formulaÃÃes industrializadas e magistrais / Evaluation of the cost and pharmaceutical equivalence of hydrochlorothiazide in industrialized formulations and magisterial.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/12/2006

RESUMO

A hidroclorotiazida à um dos fÃrmacos mais prescritos no tratamento da hipertensÃo arterial em todo mundo. Tem sido extensivamente utilizada no Brasil, em programa pÃblico do MinistÃrio da SaÃde. Visando à verificaÃÃo da qualidade e dos custos dos medicamentos contendo este fÃrmaco, foram realizados testes de equivalÃncia farmacÃutica em comprimidos industrializados e cÃpsulas manipuladas. O doseamento (determinaÃÃo do teor) foi feito por cromatografia lÃquida de alta eficiÃncia, tendo mostrado precisÃo e especificidade. Dentre os trÃs medicamentos industrializados (genÃrico, similar e referÃncia), o medicamento genÃrico, apesar de mais de 40% mais barato em relaÃÃo ao de referÃncia, mostrou alteraÃÃes no teste de dureza, indicando menor resistÃncia dessa amostra aos processos de embalagem, armazenamento e transporte. Dentre os seis lotes provenientes de farmÃcias de manipulaÃÃo, um dos lotes, aquele com o menor custo do mercado, mostrou dissoluÃÃo em dois tempos insatisfatÃria, nÃo tendo sido aprovado na avaliaÃÃo inicial feita em todos os lotes de medicamentos estudados.

ASSUNTO(S)

farmacologia clinica hidroclorotiazida equivalÃncia farmacÃutica custo comprimidos industrializados cÃpsulas manipuladas hydrochlorothiazide pharmaceutical equivalence cost industrialized tablets manipulated capsules cÃpsulas

Documentos Relacionados