AvaliaÃÃo de programa de iluminaÃÃo em cordonas japonesas (Coturnix japonica) / Evaluating the lighting programs in quails (Coturnix coturnix)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Com o objetivo de avaliar o efeito de programas de iluminaÃÃo contÃnuo e intermitentes sobre a produÃÃo e qualidade de ovos de codornas (Coturnix coturnix) criadas em galpÃo aberto, este trabalho, realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras â MG, utilizou 720 codornas de 36 semanas de idade, durante 5 perÃodos de 28 dias, as quais foram submetidas a 3 programas de luz em delineamento inteiramente ao acaso com restriÃÃes nos tratamentos e 12 repetiÃÃes. O programa contÃnuo contou com fotoperÃodo mÃdio de 15h30 (natural + artificial) e noite principal (escotoperÃodo) de 8h30 (Â 12 min); o programa intermitente 1 contou com iluminaÃÃo intermitente com duas fotofases fracionadas em 15h30 e com uma noite principal de 8h30 (Â 12 min); o programa intermitente 2 teve iluminaÃÃo intermitente com 3 fotofases em um perÃodo estimulatÃrio de 15h30 (duas fotofases e duas escotofases eqÃidistantes entre a luz natural) e escotoperÃodo de 8h30. Avaliou-se o consumo de raÃÃo (g/ave/dia), produÃÃo de ovos (%/ave/dia), peso dos ovos (g), conversÃo alimentar expressa por peso de ovo (g/g) e por dÃzia (g/dz), massa (g), perda de ovos (%), distribuiÃÃo da postura (%ovos/2h), viabilidade (%), peso especÃfico (g/cm3), altura do albÃmem (mm), peso (g), rendimento (%) e espessura da casca (mm), Ãndice gonadossomÃtico (%) e hepatossomÃtico (%) sendo as mÃdias comparadas pelo teste SNK (5%). A perda de ovos (%) e a viabilidade das aves (%) foram comparadas pela anÃlise de deviÃnce. Os resultados das aves nos diferentes programas apresentaram-se semelhantes (P>0,05) para postura, peso dos ovos, massa de ovos, perda, conversÃo alimentar/dÃzia de ovos, peso especÃfico, altura de albÃmem, peso de casca e rendimento da casca. As codornas no programa intermitente 1 apresentaram menor (P<0,05) consumo de raÃÃo e conversÃo alimentar/peso de ovo em relaÃÃo Ãs aves dos demais programas. Os ovos e as aves no intermitente 2 apresentaram maior (P <0,05) espessura de casca e Ãndice gonadossomatico que no contÃnuo, sendo que, os ovos no intermitente 1 foram semelhantes (P>0,05) aos dos demais programas. O Ãndice hepatossomÃtico das aves no programa intermitente 2 foi maior (P<0,05) e a viabilidade foi menor (P>0,05) em relaÃÃo as aves nos demais programas. A distribuiÃÃo da postura nÃo foi alterada. O uso de programas de iluminaÃÃo intermitente a partir da 36Â semana de idade reduz o tempo da iluminaÃÃo artificial; nÃo afeta o desempenho zootÃcnico, mas, o consumo de raÃÃo e a conversÃo alimentar expressa pelo peso de ovo pode ser reduzido com o programa intermitente 1. A qualidade dos ovos e suas caracterÃsticas gerais sÃo mantidas em regimes intermitentes, entretanto, a espessura de casca pode ser melhorada com o regime intermitente 2.

ASSUNTO(S)

programa de luz quails photoperiod light program fotoperÃodo; postura intermittent lighting iluminaÃÃo intermitente zootecnia egging codorna

Documentos Relacionados