AvaliaÃÃo da memÃria e exercÃcio: a influÃncia da prÃtica de atividade fÃsica na memÃria visuomotora e visual de idosos em CanindÃ-Cearà / Evaluation of memory and exercise: The influence of physical activity in the memory visuo-motor and visual in CanindÃ-CearÃ

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/04/2012

RESUMO

O objetivo do trabalho foi avaliar a memÃria visuo-motora e visual de idosos tendo como parÃmetros norteadores a nÃo prÃtica de atividade fÃsica, a pratica de atividade fÃsica assistemÃtica (sem acompanhamento de profissional) e a prÃtica de atividade fÃsica sistematizada (com orientaÃÃo de um programa e acompanhamento profissional). Trabalhou-se com 260 idosos situados na faixa etÃria de 60 a 90 anos residentes no municÃpio de Canindà no estado do Cearà no ano de 2011. Com esses idosos foram formados trÃs grupos, o 1 constituÃdo por 100 sujeitos nÃo praticantes, o 2 com 100 sujeitos praticantes asssitemÃticos e o 3 com 60 sujeitos nÃo praticantes de atividade fÃsica denominado grupo experimental e que concordaram em participar de um programa de atividade fÃsica orientada e com supervisÃo profissional. Os sujeitos do grupo experimental participaram de um programa de atividade fÃsica de Janeiro a Julho de 2011, com freqÃÃncia semanal de trÃs dias. Antes do inÃcio da intervenÃÃo observou-se que os 100 sujeitos praticantes de atividade fÃsica do grupo assistemÃtico apresentavam desempenho estatisticamente superior para p<0,01 que os sujeitos dos outros dois grupos em relaÃÃo à memÃria visuo-motora e a memÃria visual. Os mesmos testes aplicados ao final do experimento indicaram que os sujeitos do grupo experimental apresentaram desenvolvimento significativamente maior (p<0,01) tanto nos testes de memÃria visuo-motora quanto no teste de memÃria visual em relaÃÃo à aplicaÃÃo inicial. O teste de memÃria visual aplicada ao final do experimento nos trÃs grupos indicou que em relaÃÃo a primeira aplicaÃÃo o grupo de nÃo praticantes e praticantes assistemÃticos nÃo apresentou diferenÃa estatisticamente significativa em relaÃÃo a aplicaÃÃo inicial. Por outro lado, a diferenÃa no desempenho nesse teste em relaÃÃo à aplicaÃÃo final e inicial foi estatisticamente (p<0,01) superior em relaÃÃo aos outros dois grupos.

ASSUNTO(S)

educacao memÃria idosos atividade fÃsica memory elderly physical activity memÃria na velhice â avaliaÃÃo â canindà (ce) exercÃcios fÃsicos para idosos â avaliaÃÃo â canindà (ce) interaÃÃo social na velhice â avaliaÃÃo â canindà (ce)

Documentos Relacionados