AvaliaÃÃo da FormaÃÃo de Trihalometanos em um Sistema de Abastecimento de Ãgua para Consumo Humano / Assessment of Trihalomethanes Formation in a System of Drinking Water Supply

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/02/2011

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a formaÃÃo de compostos orgÃnicos halogenados, especificamente trihalometanos (THM), em um Sistema de Abastecimento de Ãgua que utiliza tecnologia de filtraÃÃo direta descendente, prÃ-oxidaÃÃo com diÃxido de cloro, coagulaÃÃo com cloreto de polialumÃnio, auxiliado por um polÃmero catiÃnico e desinfecÃÃo com cloro liquefeito. Priorizou-se na avaliaÃÃo o estudo dos principais parÃmetros que influenciam a formaÃÃo de trihalometanos em meio aquoso: pH do meio, tempo de contato, temperatura, concentraÃÃo de brometos e residual de cloro livre. Adicionados a estes, foram avaliados parÃmetros operacionais, como a eficiÃncia reacional do processo de produÃÃo de diÃxido por geradores instalados na EstaÃÃo, planos de controle da difusÃo dos THM por toda extensÃo da rede de abastecimento, interferÃncia das estaÃÃes climÃticas da regiÃo (quadra chuvosa e seca), a influÃncia do agente limitante no processo reacional para a produÃÃo de diÃxido de cloro, os pontos de dosagem dos oxidantes utilizados e a distribuiÃÃo dos pontos de amostragem na rede de distribuiÃÃo de Ãgua. Destes parÃmetros, destacam-se, prioritariamente, as elevadas concentraÃÃes de THM observadas na Ãgua distribuÃda, onde somente 36% das amostras coletadas apresentaram valores inferiores ao limite determinado pela Portaria 518/2004 do MinistÃrio da SaÃde. Dentre os trihalometanos identificados, verificou-se formaÃÃo mais acentuada do clorofÃrmio, seguido do bromodiclorometano, dibromoclorometano e bromofÃrmio, tendo sido o cloro o agente que mais viabilizou a formaÃÃo de subprodutos no sistema. Destes, o clorofÃrmio e o bromodiclorometano foram as espÃcies formadas em maior quantidade no perÃodo seco e, no perÃodo chuvoso, os compostos dibromoclorometano e bromofÃmio. Observou-se que o diÃxido de cloro, produzido a partir de Ãcido clorÃdico e clorato de sÃdio, conferiu residual de cloro livre ao meio, potencializando a formaÃÃo de organoclorados. Constatou-se que o tempo de detenÃÃo da Ãgua nas redes de distribuiÃÃo à um fator que contribui para a elevaÃÃo da taxa de formaÃÃo dos THM, e que os planos de amostragem nestas redes necessitam de critÃrios especÃficos de coleta. O atual cenÃrio qualitativo da Ãgua tratada em toda extensÃo do sistema de abastecimento investigado, requer brevidade em aÃÃes estratÃgicas para a mitigaÃÃo dos fatores que potencializam a formaÃÃo dos THM, evitando comprometer a saÃde pÃblica da regiÃo estudada.

ASSUNTO(S)

engenharia civil Ãgua - abastecimento saneamento engenharia hidrÃulica trihalomethanes, drinking water, chlorination byproducts.

Documentos Relacionados