Ausência de Efeito do Papel do Jogador de Jogos Digitais no Comportamento Prosocial
AUTOR(ES)
Sarmet, Mauricio Miranda, Pilati, Ronaldo
FONTE
Trends Psychol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-12
RESUMO
Resumo Nos últimos anos, diversos estudos enfocaram a relação entre o conteúdo de jogos e o comportamento prosocial. Apesar de várias evidências terem sido encontradas, a relação entre tais variáveis não é completamente compreendida. O objetivo deste estudo é investigar o efeito de diferentes papéis jogados no comportamento prosocial. No experimento 1, participantes jogaram ou um papel violento ou um prosocial em um mesmo jogo, e comportamento e intenção de ajuda foram mensurados. Os resultados não evidenciaram a relação esperada em função das evidências da literatura. Com o intuito de investigar mais a fundo as evidências encontradas, um segundo experimento foi concebido para testar o efeito do papel jogado tanto no comportamento prosocial quanto na acessibilidade a cognições prosociais. Novamente, os resultados não foram consistentes com estudos anteriores. Ambos os experimentos sugerem a consideração de explicações alternativas, e levantam questões acerca da relevância do papel jogado, do conteúdo do jogo e de variáveis de moderação na explicação deste efeito.
ASSUNTO(S)
comportamento prosocial vídeo games modelo geral de aprendizagem
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