Atributos químicos do solo e teor foliar de nutrientes em cana- de-açúcar sob diferentes formas de preparo de solo em área de reforma e expansão no cerrado / Soil chemical attributes and sugar cane leave nutrients under different soil till on new and reform area.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

A cana-de-açúcar (Saccharum spp) desde sua introdução no Brasil é reconhecida pela sua importância no país. Atualmente, seu destaque está na manutenção da matriz energética brasileira com a produção de etanol, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis, produção de biomassa e açúcar. Em se tratando de fonte renovável de energia limpa e sua demais aplicações, torna-se indispensável sua produção de maneira sustentável, diminuindo ao máximo o revolvimento do solo. Os cenários de cultivo da cana-de-açúcar encontram-se sob forte presença de máquinas e implementos pesados debilitando as condições físicas, químicas, biológicas e hídricas dos solos e promovendo a degradação dos mesmos. Diante disso torna-se necessário implementar medidas para promover a sustentabilidade da atividade. O objetivo do trabalho foi verificar a influência de diversos manejos de solo nas características químicas do solo e na absorção de macronutrientes e micronutrientes foliares pela cultura. O experimento foi instalado na usina Jalles Machado. A implantação e avaliações do experimento aconteceram de janeiro de 2009 a julho de 2010. Foram estudados dois ambientes de produção sendo um em área de reforma de canavial e outro em área de expansão sobre pastagem. Em cada área o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC) com seis tratamentos e quatro repetições e com um total de 34.650 m2 de área cada. Na área de reforma onde foi plantada a variedade IAC 87-3396 implementou-se os seguintes manejos: dessecação + calcário + aração + grade (T1); calcário + subsolador + grade (T2); dessecação + calcário + plantio direto (T3); dessecação + calcário + subsolador + plantio direto (T4); destruidor de soqueira + calcário + subsolador (T5) e destruidor de soqueira + calcário + grade + aração+ grade (T6). Já na área de expansão, utilizou-se a variedade CTC - 2, cujos tratamentos foram: dessecação + calcário + aração + grade (T1); calcário + aração + grade (T2); calcário + grade + aração + grade (T3); dessecação + calcário + plantio direto (T4); dessecação + calcário + subsolador (T5) e grade+ calcário + aração + grade (T6). Foram avaliados os atributos químicos do solo: pH, H+Al, Al, m%, V%; a matéria orgânica; os macronutrientes e micronutrientes do solo e foliares. As variáveis analisadas foram submetidas aos testes de pressuposições, a análise de variância e ao teste de Tukey, a 1 e 5% de probabilidade. Concluiu-se que o plantio direto pode ser benéfico ao longo dos anos de cultivo; os manejos de solo implantados no experimento pouco influenciaram em alterações dos atributos químicos do solo neste primeiro ano de avaliações, bem como também não promoveu absorção diferenciada de nutrientes foliares na área de reforma de canavial. Já para a expansão de canavial, os diferentes preparos de solo promoveram alterações nas características químicas do solo e na disponibilidade de macronutrientes foliares, diferente para os micronutrientes onde não foram afetados.

ASSUNTO(S)

ambientes de produção manejo do solo cana-de-açúcar agronomia química do solo cana-de-açúcar - nutrição sugarcane soil tillage production environment

Documentos Relacionados