Atividades Antifúngica e Antibacteriana e Análise Genômica em Populações de Acremonium cavaraeanum. / Antibacterial and Antifungal Activities and Genomic Analysis in Acremonium cavaraeanum populations.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/06/2011

RESUMO

Fungos endofíticos constituem uma rica e ainda pouco explorada fonte de metabólitos secundários biologicamente ativos, que podem ter aplicações na medicina, agricultura e biologia química. Os microrganismos endofíticos constituem uma alternativa promissora para a obtenção de novos fármacos de importância biotecnológica. Neste estudo, a espécie endofítica Acremonium cavaraeanum (A1a) isolada de Cocos nucifera foi cultivada para produção de metabólitos secundários e seus extratos e frações avaliadas através do método de diluição (CIM). O extrato EtOAc (EBI) foi testado contra os dermatófitos Microsporum e Trichophyton, apresentando CIM entre 62,25 e 1000 e entre 31,25 e 250 μg ml-1, respectivamente. Para o gênero Candida desse extrato obteve-se CIM entre 62,5 e 500 μg ml-1, enquanto o gênero Cryptococcus apresentou CIM entre 62,5 e 125 μg ml-1. Bactérias Gram positivas e Gram negativas avaliadas no extrato EtOAc (EBI) apresentaram CIM de 125 μg ml-1. O extrato EtOAc (EBII) apresentou CIM de 62,25 μg ml-1 para Staphylococcus aureus e CIM entre 125 e 250 μg ml-1 para bactérias Gram negativas. As frações metanólicas demonstraram atividade com CIM entre 125 e 250 μg ml-1 para todas as bactérias Gram testadas. A unidade de repetição do DNA genômico (IGS) foi analisada com as endonucleases Pst I, BamH I, Hinf I e Eco RI através da técnica de PCR/RFLPs. Os mapas físicos mostraram diferentes sítios de restrição para os seis isolados de Acremonium sp e revelaram cinco padrões de RFLPs. De acordo com os tamanhos dos fragmentos digeridos, existe variação nessa região do rDNA entre isolados da mesma espécie de Acremonium sp. As sequências das regiões ITS15.8SITS2 foram alinhadas utilizando o programa computacional Clustal W pelo método NJ, que agrupou os isolados em cinco grupos distintos. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antifúngica e antibacteriana dos extratos brutos e frações metanólicas obtidas de culturas de Acremonium cavaraeanum (A1a), bem como a toxicidade contra o Aedes aegypti e Artemia sp. Os resultados obtidos neste estudo indicam que o fungo tem potencial biotecnológico para a produção de biocompostos ativos para microrganismos patógenos humanos. Estes dados são promissores e podem estimular mais pesquisas sobre toxicidade e aspectos farmacológicos de produtos extraídos de A. cavaraeanum (A1a) para apoiar a sua eventual utilização racional da terapêutica antifúngica.

ASSUNTO(S)

acremonium cavaraeanum fungo endofítico atividade antifúngica e antibacteriana sequencia its diversidade filogenética microbiologia acremonium cavaraeanum fungal endophy antifungal and antimicrobial activity its sequence phylogenetic diversity

Documentos Relacionados