ASSETRE: uma arquitetura de software para sistemas embarcados de tempo real.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nas Ãltimas duas dÃcadas, muitos sistemas embarcados de tempo real vÃm se utilizando de arquiteturas, modelos e tÃcnicas como a anÃlise estruturada. As ferramentas de ambientes integrados de engenharia de software ajudada por computador (I-CASE-E) nÃo vÃm sendo utilizadas de maneira apropriada, a modelagem dos sistemas ainda à vista como um projeto separado e os testes vÃm sendo executados somente em fases posteriores do ciclo de desenvolvimento. Este trabalho de pesquisa propÃe uma Arquitetura de Software para Sistemas Embarcados de Tempo Real, denominada ASSETRE, bem como um mÃtodo para a aplicaÃÃo da arquitetura denominado MAASSETRE. Neste contexto, concebeu-se a ASSETRE, como uma possÃvel soluÃÃo para as principais dificuldades existentes e inerentes Ãs abordagens tradicionais de desenvolvimento de sistemas de software embarcado de tempo real. A arquitetura proposta baseia-se nas Modelagens UML, SysML, MDD/MDA, nos Processos como RUP e ROPES, e nas ferramentas de I-CASE-E de desenvolvimento e testes atà o nÃvel de sistema operacional. Durante a pesquisa, a partir do momento em que ficou claro que a aplicaÃÃo da ASSETRE nÃo se tratava somente de um conjunto de boas prÃticas, mas sim de um mÃtodo definido e caracterizado por um conjunto de aplicaÃÃes de conceitos tÃcnicos e/ou cientÃficos, identificou-se nove passos que compÃem o MAASSETRE. A verificaÃÃo da aplicaÃÃo da arquitetura e do mÃtodo propostos foi realizada por meio de um Estudo de Caso. Ele envolveu o desenvolvimento de um protÃtipo de sistema de software embarcado de tempo real, denominado Item de ConfiguraÃÃo de Software de Computador - ICSC de DeterminaÃÃo e Controle de Atitude (IDECA), para um satÃlite, e cinco experimentos. Neles, aplicou-se a arquitetura (ASSETRE), o mÃtodo (MAASSETRE), as mÃtricas de Halstead, de Linhas de CÃdigo e ComentÃrio, Complexidade CiclomÃtica, e algumas AnÃlises em Tempo de ExecuÃÃo, como UtilizaÃÃo de MemÃria, Perfil de Desempenho e Cobertura de CÃdigo.

ASSUNTO(S)

arquitetura sistemas de computadores embarcados modelagem (processos) qualidade operaÃÃo em tempo real

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