Assentamento Emiliano Zapata: trajetória de lutas de trabalhadores na construção do MST em Uberlândia e Triângulo Mineiro (1990-2005) / Emiliano Zapata Settlement: path of workers fights in the construction of MST in Uberlandia and Triângulo Mineiro(1990-2005).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação reflete acerca da trajetória de lutas de trabalhadores rurais Sem Terra na construção do MST no município de Uberlândia e Triângulo Mineiro no período de 1990 a 2005. Neste sentido, o trabalho busca evidenciar como e de que maneira trabalhadores do assentamento Emiliano Zapata, constituído em 1999 no município de Uberlândia, foram se constituindo nesses anos em uma força social e política por meio dos modos que foram se forjando como Sem Terra no cotidiano do acampamento, assentamento ou fora deles, mediados pelos ideários políticos e de organização do MST. Refletindo sobre modos como na luta pela terra resistem à dominação que assume configurações diversas; e como essa resistência se constitui impregnada de tensões e ambigüidades. No diálogo com os trabalhadores procurei compreender os significados atribuídos às experiências nas lutas pela terra que os trabalhadores foram construindo e vivendo ao longo dos últimos seis anos. Na experiência vivida hoje, busquei apreender nas narrativas como interpretam e tratam as experiências passadas, ou seja, apreender como esses olhares sobre o passado sofrem as influências de um presente vivido como tensão. Pensando as narrativas como práticas sociais, atos interpretativos que descortinam maneiras como esses trabalhadores compreendem a realidade, identificam-se entre si e identificam forças dominantes às quais resistem e enfrentam. Refletindo sobre a trajetória de lutas pela terra desses trabalhadores, problematizando os modos de vida e de lutas, buscando os significados das experiências sociais vividas que se instituem como memória; conhecendo esses trabalhadores e o que incorporam de histórias e memórias reconhecidas como versões autorizadas da realidade social em disputa na correlação de forças políticas. Deste modo, compreendendo como os trabalhadores se modificam e se politizam nas experiências sociais de luta pela terra, nas quais se tornam enunciadores de novas expressões e práticas.

ASSUNTO(S)

work assentamento rural -- uberlandia, mg cultura trabalhadores rurais -- uberlandia, mg social movement posse da terra -- uberlandia, mg trabalho historia do brasil movimentos sociais movimento dos trabalhadores rurais sem terra (brasil) culture

Documentos Relacionados