Aspectos da Aplicação da Geometria Plana Analítica como Elemento de Formalização na Composição Musical

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente ensaio analítico tem como objetivo descrever o processo de formalização composicional a partir da utilização de princípios da geometria plana analítica na criação da obra Euclidianas que é um ciclo sinfônico composto por três peças: Transmutações I, II e III. Assim, o trabalho está dividido em três pontos importantes: o planejamento macro-estrutural, o planejamento geométrico e a realização musical. Além das questões envolvendo os processos texturais de conexão e contraste abordados por Mary Wennerstrom, o planejamento tem ênfase na variação do parâmetro densidade desenvolvido por Wallace Berry. Esses conceitos foram associados aos princípios da geometria analítica, como, por exemplo, processos de rotação, aumentação, diminuição e deformação em sua disposição individual e composta para moldar os desdobramentos de agregados sonoros na composição. Este trabalho foi concebido para a compreensão dos aspectos básicos que envolvem um processo composicional formalizado, que é de grande valia para o aprendizado e utilização de ferramentas disponíveis e desenvolvidas na música do séc XX.

ASSUNTO(S)

geometria plana analítica formalized compositional planning música textural analytical plain geometry textural music musica planejamento composicional formalizado

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