Aspectos anÃtomo radiogrÃficos e tempo do trÃnsito grastrintestinal em cÃgado de Barbicha Phrynops geoffroanus Schweigger, 1812 (Testudines, Chelidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O cÃgado de barbicha possui uma dieta onÃvora e a velocidade de digestÃo desses animais à influenciada pela temperatura e dieta. Estudos do trÃnsito do trato gastrintestinal sÃo necessÃrios para o conhecimento dos processos digestÃrios dos alimentos no organismo animal. Procurou-se estabelecer o tempo de trÃnsito gastrintestinal deste rÃptil, informaÃÃo bastante utilizada na clÃnica de animais selvagens. Foram utilizados 10 animais adultos capturados no rio Uberabinha (18Â55â42.1âS e 48Â17â39.4âW), Brasil, com peso mÃdio de 1,92  0,42 kg. Aos animais foram administrados por via oral 10ml/kg de uma suspensÃo de sulfato de bÃrio (BariogelÂ) misturada com Ãleo mineral (NujolÂ), na proporÃÃo de 70% do primeiro para 30% do segundo. Posteriormente os animais foram radiografados na posiÃÃo dorso-ventral, com o aparelho de raios-X regulado para 62 KV e 250 mA, em intervalos de tempo prÃ-estabelecidos de permanÃncia do contraste no organismo. ApÃs 110,4  33,37 h (aproximadamente 4,6 dias), todo o contraste foi eliminado pelos animais. Assim, pode-se concluir que foi possÃvel determinar toda a progressÃo radiogrÃfica do contraste no trato gastrintestinal desses animais e estabelecer alguns parÃmetros quanto ao tempo de permanÃncia em cada regiÃo do tubo digestÃrio.

ASSUNTO(S)

contraste quelÃnios contrast radiology estÃmago chelonian gut gastroenterologia veterinÃria intestino radiologia stomach medicina veterinaria

Documentos Relacionados