As visitas domiciliares utilizando os Dez Passos de uma alimentação saudável em crianças menores de dois anos podem prevenir cáries em crianças menores de um ano?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A orientação sistemática, sob forma de visitas domiciliares visando uma alimentação adequada através dos Dez passos para uma alimentação saudável em crianças menores de dois anos (2), do Ministério da Saúde, e incentivo à amamentação são efetivos na redução do número de cáries em crianças até um ano de idade (Grau 1B).

O Efeito Hawthorn citado como pouco provável (participantes do grupo intervenção modificam seus hábitos intencionalmente para “agradar” a equipe pesquisadora, alterando os resultados) deve ser considerado com cuidado. Apesar de ser tido como improvável, devido ao fato das respostas serem dadas a entrevistadores e não às pessoas que realizaram a intervenção, a intenção do agrado pode permanecer. Pode haver um viés em função das perdas ou de não-respondentes, pois houve diferença entre os grupos em não se encontrar o endereço (p-valor 0,001). Estas pessoas do grupo controle (n=28) poderiam ser diferentes, alterando algumas relações encontradas.

ASSUNTO(S)

saúde bucal a45 educação em saúde/aconselhamento/dieta cárie dentária nutrição do lactente visita domiciliar 1b – estudos individuais randomizados e controlados com estreito intervalo de confiança

Documentos Relacionados