As relações entre os programadores e espectadores de dança na cidade de São Paulo : o caso do TD - Teatro de Dança / The relations between programmers theater and spectators in São Paulo city : the case study - TD - Theater of Dance

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

Esta tese tem por objetivo fazer uma reflexão e uma análise sobre as relações que envolvem profissionais (especificamente programadores dos teatros/casas de espetáculos de dança); e seus respectivos espectadores, no campo das Artes e da Cena, tendo como base os próprios espetáculos de dança. Para que essas relações fossem analisadas adequadamente, objetivou-se descrever como o espectador de dança percebe e reage (percepção e recepção) frente aos espetáculos apresentados, através da ótica de Patrice Pavis; bem como o posicionamento de Bertolt Brecht, frente aos espectadores e sua recepção. Apresenta-se a questão do julgamento e do gosto sob a ótica do pensamento de Pierre Bourdieu; bem como as relações entre artistas de dança e seus espectadores sob a ótica do marketing e do comportamento do consumidor, através dos pensamentos de Jagdish Sheth, Janelle Marlow e Dianna Maul. As relações e a influência do ambiente físico (aspectos estruturais dos teatros), por exemplo, frente a percepção dos consumidores, também é mencionada sob a análise de Leon Schiffman. Procurando, dessa forma, identificar características comuns e singularidades dos espectadores de dança, tendo como base o estudo de caso, realizado no período entre fevereiro de 2008 a outubro de 2011: TD - Teatro de Dança, da Secretaria de Estado da Cultura/São Paulo.

ASSUNTO(S)

dança - percepção telespectadores dance spectadores

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