As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna / The iberian and popular roots of the theater of Ariano Suassuna
AUTOR(ES)
Jahn, Lívia Petry
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial as peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, procurando mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e a literatura de cordel, até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma manifestação artística e popular gerada na Europa do séc. XVI e que se perpetuou na região do Nordeste. Para tanto, usou-se o referencial teórico embasado nos estudos de Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007) e nas próprias reflexões estéticas de Suassuna (2008).
ASSUNTO(S)
acts suassuna, ariano, 1927- tradição cultural tradição e literatura tradition popular culture cultura popular string literature literatura de cordel teatro popular suassuna theatre influências ibéricas
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/17165Documentos Relacionados
- O ENCONTRO DO VELHO DO PASTORIL COM MATEUS NA MANGUETOWN OU OU AS TRADIÇÕES POPULARES REVISITADAS POR ARIANO SUASSUNA E CHICO SCIENCE
- Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
- Un intellectual history of Ariano Suassuna: lectures and appropriation
- O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
- The differences and similarities of Iberian theater: Raul Brandão e Valle-Inclán"