As Plantações de Soja e o Impacto Ambiental causado na Água e Solo na Região do Cerrado/ Centro Oeste/ Cidade de Cristalina Goiás.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O trabalho aqui apresentado enfoca a vocação econômica do CentroOeste brasileiro com destaque para o município de Cristalina de Goiás. Destacando como fonte prioritária de renda a agropecuária utilizada para subsistência em tempos remotos. E a partir de 1970, a transformação ocorrida na agricultura pela ocupação agrícola altamente incentivada por ações prioritárias que visavam promover a substituição no modo de produção agrícola até então de subsistência, pela implementação de lavouras tecnificadas que visavam desovar o maquinário e produtos agropecuários produzidos na industria nacional e atender o mercado externo das commodities (soja). No decorrer da dissertação, são feitas reflexões gerais sobre a ocupação e seus reflexos no contexto social da região do Cerrado/ CentroOeste/ Goiás; e mais amiúde sobre a Cidade de Cristalina de Goiás. Entre outras coisas, os objetivos desta pesquisa visam destacar o alto índice de degradação ambiental na água e solo das regiões abordadas e a crise ambiental existente em face da degradação incontrolável destes recursos naturais. Assim como, demonstrar que existem acordos extrajudiciais e judiciais, Leis, decretos, normas reguladoras etc., que regulamentam a gestão pública e uso dos recursos naturais. Pontua quais são os meios de proteção legais vigentes, sua aplicabilidade e eficácia na atual conjuntura. Destaca que a partir da tecnificação das lavouras, houve uma intensificação na produção de soja, que influenciou de forma significativa o tripé da sustentabilidade que são representados pelas vertentes da economia/política, cultura e meio ambiente. No entanto, a forma de produção adotada possui falhas, vez que eleva o interesse capitalista em detrimento da forte pressão ocorrida no meio natural. Verificamos, que o vilão da história é o modo de produção vigente que domina a forma de pensar dos atores sociais. Pois no campo da ciência jurídica, existe farto aparato de leis e órgãos destinados à regulamentação e gestão do meio ambiente, tanto na esfera administrativa como na esfera judicial. Porém, o maior problema constatado e a deficiência na aplicabilidade destas normas que comprometem sua eficácia. Concluímos que a eficiência e a aplicabilidade das normas esbarram na filosofia capitalista. Portanto, a melhor fórmula para reverter esta situação é a conscientização/reeducação de todos para articulação de um modo de produção sustentável que contemple todas vertentes do tripé.

ASSUNTO(S)

ecologia aplicada technical plantation agropecuária de subsistência agricultural occupation agricultura tecnificada sustainable ocupação agrícola sustentabilidade environmental legislation subsistence cattle raising legislação ambiental

Documentos Relacionados