As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Neste trabalho pesquisa-se o processo de produção e organização da teatralidade circense expressa pela confonnação do circo-teatro, no Brasil, considerando-se como fio condutor a vida artística de Benjamim de Oliveira, da década de 1870 à de 1910. Acompanhar a vida de Benjamim de Oliveira é perseguir a multiplicidade de interlocuções que realizou, permitindo-se assim recuperar como os circenses enfrentaram os desafios e obstáculos para se constituírem, além de tirar proveito do fato de que Benjamim foi um dos importantes demarcadores das características mais significativas daquela teatralidade. Entretanto, este trabalho mostra que o processo de inserção do circo-teatro na produção de uma teatralidade circensejá ocorria no momento em que Benjamininiciava sua vida no circo. O estudo toma as produções circenses através das ações dos seus vários sujeitos e, desta fonna, investiga como homens e mulheres artistas de circo, ao mesmo tempo em que mantiveram uma especificidade, renovaram, criaram, adaptaram, incorporaram, copiaram experiências vividas e enfrentaram desafios e obstáculos decorrentes das continuidades e mudanças encontradas na sociedade, nas produções culturais e em si mesmos. Parte-se da idéia de que os circenses devem ser vistos como um grupo que articulava matrizes e procedimentos em constante reelaboração e ressignificação, bem como adequavam, incorporavam e produziam um espetáculo para cada í!.blico,manipulando elementos de outras variáveis artísticasjá disponíveis e gerando novas e múltiplas versões da teatralidade

ASSUNTO(S)

circo - historia circo teatro - brasil - historia

Documentos Relacionados