As manifestaÃÃes epistÃmicas e evidenciais como marcas de (des)comprometimento em artigos cientÃficos / The epistemic and evidential manifestations as an expression of disengangement in cientific articles.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/01/2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal analisar as manifestaÃÃes evidenciais e modais epistÃmicas e sua relaÃÃo com o grau de comprometimento do autor de artigos cientÃficos com o conteÃdo asseverado. Para a descriÃÃo e anÃlise dos dados, adotamos a perspectiva funcionalista da linguagem. Nesta, a lÃngua nÃo à entendida como um objeto autÃnomo, mas como um sistema que sofre pressÃes da situaÃÃo comunicativa. Dessa forma, a investigaÃÃo realizada parte das expressÃes em uso, buscando entender o funcionamento da lÃngua, pois à no uso que as expressÃes adquirem sentido. O corpus desta pesquisa à constituÃdo por nove artigos cientÃficos retirados de anais de encontros ocorridos na Ãrea de LinguÃstica, no perÃodo de 2008 e 2009. Optamos pela anÃlise da evidencialidade e da modalidade epistÃmica como domÃnios funcionais marcadores do nÃvel comprometimento do autor em artigos cientÃficos por pressupormos que, em tal gÃnero, poderemos encontrar vÃrias marcas dessas categorias utilizadas como estratÃgias de distanciamento, jà que o autor desse tipo de texto busca maior objetividade, conforme prescriÃÃo dos manuais de metodologia cientÃfica, distanciando-se do conteÃdo para garantir cientificidade ao seu trabalho. Coletamos 410 ocorrÃncias que foram analisadas quanto aos aspectos sintÃticos (meios de expressÃo e posiÃÃo da marca evidencial no enunciado), semÃnticos (tipo de domÃnio e tipo de fonte da manifestaÃÃo evidencial) e pragmÃticos (grau de envolvimento do autor de artigos cientÃficos com o conteÃdo enunciado e presenÃa de marcas explÃcitas de adesÃo). Os resultados obtidos comprovaram que a evidencialidade e a modalidade epistÃmica sÃo utilizadas em textos cientÃficos para promover um efeito de mÃdio comprometimento. Essa constataÃÃo revela que, o discurso cientÃfico à marcado pelo uso de expressÃes que âmascaramâ a subjetividade do autor e evidenciam um comprometimento parcial dele com a verdade enunciada. Quanto aos meios de expressÃo utilizados, verificamos a preferÃncia dos autores de artigos cientÃficos pelo uso de manifestaÃÃes evidenciais e modais epistÃmicas expressas atravÃs de itens verbais. No gÃnero analisado, constatamos maior recorrÃncia de evidencialidade reportada de fonte definida, com marca intercalada entre a fonte da informaÃÃo e o conteÃdo comunicado.

ASSUNTO(S)

linguistica funcionalismo evidencialidade modalidade epistÃmica: artigo cientÃfico des comprometimento functionalism evidentiality epistemic modality scientific article dis engagement redaÃÃo tÃcnica funcionalismo (linguÃstica) lÃngua portuguesa â modalidade anÃlise do discurso narrativo

Documentos Relacionados