As competências em Controle de Qualidade Agroindustrial do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Minas Gerais Campus Bambuí e o mercado do trabalho. 2010. / The competences in Quality Control Agroindustrial of the University in Technology of Foods in Federal Institute of Education Minas Gerais- Campus Bambuí and the work market. . 2010.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as competências profissionais referentes ao processo de controle de qualidade agroindustria l do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Foi realizada no Instituto Federal de Educação Minas Gerais (IFMG Campus Bambuí) tendo como população-alvo os alunos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos e empresários das agroindústrias, com 32 (trinta e duas) e 21(vinte e uma) amostras, respectivamente, utilizando dados do módulo curricular, no levantamento das informações necessárias para identificar as competências em controle de qualidade agroindustrial propostas pelo curso. Para comprovação do êxito dessa pesquisa, utilizou-se a metodologia de aplicação de questionário com perguntas abertas com a mesma matriz referencial para ambos os grupos respondentes. Através da análise dos dados coletados com a aplicação dos questionários, verificou-se que as competências mencionadas traduzem o perfil profissional do egresso dentro das especificidades exigidas pelo mercado de trabalho. O conjunto das respostas que apontam as competências no quesito sem importância, a média percentual foi de 0% para os egressos e 0,83% para os empresários; no quesito pouco importante foi de 1,33% (egressos) e 4,0% (empresários); no quesito importante alcançou 23,0% (egressos) e 27,0% (empresários); no quesito muito importante foi de 39,0% (egressos) e 38,75% (empresários); o quesito indispensável apresentou 36,67% (egressos) e 29,42% (empresários). A escolha do tema foi motivado pela importância do Controle de Qualidade Agroindustrial do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos diante das necessidades do mercado trabalho. O Controle de Qualidade, atualmente, é tido como obrigatório para as indústrias de alimentos, que requer profissionais capacitados para avaliar a qualidade dos produtos, incrementar atividades de planejamento e gestão agroindustriais. Os resultados permitiram concluir que as competências desenvolvidas em Controle de Qualidade Agroindustrial preparam o egresso para atender às necessidades das empresas agroindustriais.

ASSUNTO(S)

educação profissionalizante competências controle de qualidade. educacao professional education competences quality control

Documentos Relacionados