Arthron: uma ferramenta para gerenciamento e transmissão de mídia sem performances artístico-tecnológicas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Para elaboração e execução de um espetáculo midiático compartilhado e distribuído necessita-se de pessoal especializado e de um bom planejamento para que os erros possam ser minimizados. Além do aparato tecnológico necessário, é imprescindível que toda equipe esteja em plena sinergia e os artistas tenham que se preocupar com mais um ponto importante, não no tocante a parte artística, mas que influencia bastante nesse tipo de espetáculo, que são os inevitáveis atrasos causados pela rede durante a transmissão dos fluxos de mídia ao vivo. É nesse contexto de entrelaçamento entre a Arte e a Tecnologia que surgiu a necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta que apoiasse de forma sistemática a realização de espetáculos desse tipo. A principal funcionalidade dessa ferramenta em software, chamada Arthron, é oferecer ao usuário uma interface simples para manipulação de diferentes fontes e fluxos de mídia simultâneos pré-gravados ou ao vivo. Dessa forma, o usuário pode, remotamente, adicionar, remover, configurar o formato de apresentação e programar exibição no tempo (quando apresentar?) e no espaço (onde apresentar?) dos fluxos de mídia em um espetáculo artístico-tecnológico.

ASSUNTO(S)

sistemas distribuídos mídias digitais arte e tecnologia multimídia ciencia da computacao art and technology multimedia digital media distributed system

Documentos Relacionados