ARRANJO PRODUTIVO LOCAL COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE GOIÁS (2002-2008) / ARRANJO PRODUTIVO LOCAL COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE GOIÁS (2002-2008)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/05/2011

RESUMO

Investigou-se a estratégia do Arranjo Produtivo Local - APL enquanto instrumento de política para o desenvolvimento do Estado de Goiás. Na teoria econômica, a questão da localização era vista principalmente pelos aspectos de custos do transporte e de acesso a insumos e serviços. Dessa forma, a política industrial seguia os mesmos princípios. Os estudos sobre a competitividade das empresas eram focados principalmente em questões tecnológicas, de demanda, de escala, financeira, além de políticas setoriais. Com uma visão mais sistêmica da política industrial, surgem como alternativa de política pública os Arranjos Produtivos Locais e por outros chamados de Sistemas Locais de Inovações, ou Sistemas Produtivos Locais, ou Clusters entre outros, que têm em comum o aspecto local que visam o desenvolvimento e a competitividade das empresas organizadas num determinado território. Com base no estudo da importância do local, do território, das aglomerações industriais, passando por experiências internacionais, destacando os Sistemas Industriais Localizados franceses, e ainda, experiência nacionais de Desenvolvimento Territorial Sustentável - DTS e APL, essa dissertação analisa quais têm sido as possibilidades, limites e resultados da estratégia de APL, como instrumento de política para estruturar e consolidar o desenvolvimento do Estado de Goiás. Para chegar nesses resultados foram utilizadas pesquisas bibliográficas e descritivas realizadas junto às instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem ações de apoio a APLs no estado. A abordagem combinou aspectos quantitativos e qualitativos para a análise. A análise dos dados se deu por intermédio da pesquisa descritiva, a qual serviu de apoio para a tabulação dos dados das entrevistas e de outros demonstrativos de resultados.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento aglomerações industriais arranjo produtivo local sistemas industriais localizados política pública desenvolvimento local e regional ciencias sociais aplicadas development industrial agglomerations local productive arrangement industrial systems located public policy local and regional development

Documentos Relacionados