APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONCEPÇÕES DOCENTES NO CENÁRIO DOS INDICADORES DE SUCESSO / SCHOOL LEARNING: CONCEPTS IN THE FACULTY OF SCENERY INDICATORS OF SUCCESS

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/08/2011

RESUMO

A aprendizagem escolar configurou o foco central desta investigação. Partimos da premissa que os resultados de desempenho de escolas e redes de ensino se tornaram o centro da problemática educacional. Buscamos uma interlocução entre a psicologia da educação e as políticas de avaliação e formação de professores de modo a compreender como a aprendizagem vem sendo significada pelos professores. Estes profissionais são aqui compreendidos como mediadores, por excelência, no processo ensino-aprendizagem cujo papel primordial é ajudar a favorecer aprendizagens significativas nos educandos. A investigação circundou em torno dessa problemática e teve como principal finalidade discutir as interfaces entre as concepções docentes sobre aprendizagem escolar e as orientações que legitimam políticas no campo da avaliação e formação continuada de professores. Para cumprir com esse propósito, os objetivos específicos foram os seguintes: identificar orientações sobre aprendizagem em documentos que norteiam políticas de avaliação e formação continuada; apreender as visões de aprendizagem que detêm os professores; relacionar as orientações presentes nos documentos com os significados que apóiam as concepções docentes; considerar o uso de dados de desempenho como ferramentas reflexivas sobre aprendizagem, a partir das formações continuadas. O estudo buscou apoio nos pressupostos da abordagem qualitativa, a partir do paradigma interpretativo. Foi utilizado como método o Estudo de Caso do tipo Instrumental, tendo como principais fontes de coleta de dados a análise documental e a entrevista semi-estruturada. A análise documental permitiu identificar como a aprendizagem aparece nos instrumentos norteadores de políticas de avaliação e formação continuada e, a entrevista, para apreender as concepções dos professores. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para o tratamento dos dados. O município de Sobral-Ce e duas escolas de sua rede de ensino constituíram o campo empírico da pesquisa, sendo cinco professores do 5 ano do ensino fundamental os sujeitos investigados. Foram eleitas como macrocategorias temáticas: aprendizagem nas agendas educacionais; concepções sobre o aprender; políticas de avaliação e formação continuada. Os dados revelam que o conceito de aprendizagem elaborado pelos sujeitos é fruto de experiências pessoais e profissionais isoladas e manifesta relação com a ideia de desempenho presente nos documentos. Estes, em geral, enfatizam princípios de aprendizagem e ensino pautados em contornos behavioristas, cujos elementos corroboram com a pedagogia do êxito, lógica da premiação, responsabilização pelos resultados como foco em melhores desempenhos de escolas e redes. Consideramos que as ações de formação continuada tendem a fortalecer uma perspectiva técnica de atuação do professor, ficando subestimada a dimensão política implicada no processo ensino-aprendizagem.

ASSUNTO(S)

política de formação continuada. política de avaliação educacao aprendizagem escolar school learning, policy evaluation, continuing education policy.

Documentos Relacionados