Aplicações de sistemas de informações geográficas ao ambiente construído: mapeamento dos agentes de degradação dos materiais e sistemas de construção.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os estudos sobre durabilidade ou degradação do ambiente construído normalmente acontecem em laboratórios, onde as variáveis estudadas são controladas e monitoradas. Estes ensaios são realizados de forma acelerada e na maioria das vezes sem respostas sobre o comportamento do material analisado frente à ação conjugada de diferentes agentes como acontece na natureza. Assim, existe uma distância entre os ensaios realizados em laboratório, buscando entender os mecanismos de degradação isoladamente, e o envelhecimento natural dos materiais na obra, exposta a ação do meio-ambiente. O objetivo principal desta pesquisa é propor metodologias de elaboração de mapas, aplicáveis ao ambiente construído, visando utilizar dados disponíveis e modelos apresentados pela literatura como exemplos, apresentados como estudos de casos aplicados. No primeiro estudo de caso foram utilizadas figuras prontas, disponíveis na internet, convertidas como fonte de informação para geração de um mapa de amplitude térmica; no segundo estudo de caso, os dados utilizados foram medidas pontuais e com amostragem em intervalo de tempo regular, utilizados para o desenvolvimento de mapas de chuva dirigida; e no terceiro estudo de caso, foram utilizados dados de reanalise no formato matricial para o processamento espaço temporal de um índice de umidade. Estes resultados são soluções alternativas para a demanda da falta de dados públicos disponíveis para utilização em pesquisas científicas, sem custo elevado. No país há uma grande deficiência referente ao mapeamento dos agentes de degradação, bem como no desenvolvimento de modelos de durabilidade ou funções Dose/Resposta. Os principais fatores relacionados são: indisponibilidade de dados brutos de monitoramento de fatores ambientais; desconsideração dos agentes de degradação nas normas nacionais; incipiência dos estudos de degradação em várias regiões do país e com relação a vários materiais e sistemas de construção; falta de resultados específicos de modelagem de degradação, relacionando diretamente a quantificação dos agentes com a durabilidade das construções; necessidade de redes de monitoramento contínuo de parâmetros ambientais.

ASSUNTO(S)

sistema de informação geográfica - gis estruturas (construção) parâmetros meteorológicos degradação efeitos ambientais durabilidade ensaios de materiais

Documentos Relacionados