Aplicação dos conceitos da teoria das restrições, programação linear inteira (PLI) e simulação em uma indústria siderúrgica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O sistema produtivo de fabricação de cilindros de laminação de aço plano é caracterizado por uma produção complexa e sob encomenda. A concorrência entre os fabricantes deste produto é de nível global. Devido a isto, o atendimento de entrega dos cilindros ao cliente é fundamental, pois qualquer atraso paralisa a linha de produção das principais siderúrgicas mundiais (Arcelor, CSN, Usiminas, Posco, Hylsa, Ussteel, Dofasco, Corus, Mittal, etc) ocasionando grandes prejuízos. A Aços Villares S.A. é o terceiro maior fabricante mundial deste produto, exportando cerca de 80% de sua produção para as principais siderúrgicas. Para que o processo de exportação ocorra normalmente é importante que a assertividade do processo produtivo tenha um excelente desempenho, para que o cliente final receba o produto no prazo acordado. Portanto o objetivo principal deste trabalho foi apresentar a aplicação dos conceitos da Teoria das Restrições, Programação Linear Inteira (PLI) e Simulação em um modelo integrado com a finalidade de melhorar o atendimento de prazo junto aos clientes. Como resultado, obteve-se a otimização do processo produtivo, com o foco no gerenciamento da restrição, que ocasiona a redução das filas de espera e do lead time, melhorando o atendimento ao cliente em uma empresa de produção não seriada.

ASSUNTO(S)

planejamento de produção programação inteira teoria das restrições matemática aplicada programação linear simulação computadorizada controle de processos siderurgia

Documentos Relacionados