Aplicação de redes neurais artificiais em transplantes renais: classificação de nefrotoxicidade e rejeição celular aguda. / Application of Artificial Neural Networks in Kidney Transplantation: Classification of Nephrotoxicity and Acute Cellular Rejection.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/10/2010

RESUMO

INTRODUÇÃO: Complicações associadas ao transplante de rim e imunossupressão podem ser prevenidas ou tratadas efetivamente quando são diagnosticadas em fases iniciais com o monitoramento pós-transplante. OBJETIVO: Apresentar resultados da comparação de classificadores automáticos de padrões utilizando diferentes técnicas de inteligência artificial para prever eventos de nefrotoxicidade e rejeição celular aguda (RCA) com até um ano após o transplante renal. MÉTODOS: Foram analisados dados de 135 prontuários de pacientes submetidos a transplante renal no período de fevereiro de 2006 a junho de 2010 e realizados testes estatísticos de incidência e regressão logística nas variáveis em relação à nefrotoxicidade e RCA. Foram utilizados diferentes classificadores: redes neurais, support vector machines (SVM), árvores de decisão, inferência bayesiana e vizinhos mais próximos, com o objetivo de prever RCA e nefrotoxicidade. Os classificadores foram avaliados segundo o valor de sensibilidade, especificidade e área sob a curva ROC (AUC). RESULTADOS: A incidência de RCA foi de 31,0% e de nefrotoxicidade de 26,9%. A técnica que apresentou o melhor valor de sensibilidade para prever se há nefrotoxicidade ou RCA foi a SVM (algoritmo LIBSVM) com sensibilidade 0,87 (taxa de acerto 79,86%; especificidade 0,70; AUC 0,79). A técnica que apresentou o melhor valor de AUC para prever nefrotoxicidade ou RCA foi a de inferência bayesiana (algoritmo NaiveBayes) com AUC 0,80 (taxa de acerto 75,92%). CONCLUSÃO: Os resultados são animadores, com taxas de erro e acerto condizentes com a determinação de rejeição celular aguda e nefrotoxicidade.

ASSUNTO(S)

transplante renal reconhecimento de padrão redes neurais monitoramento de medicamentos/efeitos adversos saude coletiva kidney transplantation pattern recognition neural networks monitoring of drug/adverse effects

Documentos Relacionados