Aplicação de análise flúvio-morfométrica na bacia hidrográfica do Rio Jaguari (parte montante) para detecção de deformações neotectônicas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Pretende-se, no presente trabalho, avaliar a hipótese de que processos neotectônicos influenciam nos processos de dinâmica superficial da bacia do Rio Jaguari, localizada na região bragantina e sul do estado de Minas Gerais. Os cursos dágua representam um dos principais agentes de modelagem do relevo, propiciando, sob a ação da gravidade, a esculturação dos vales e a formação de depósitos aluvionares. Eles se ajustam rapidamente a quaisquer deformações crustais, incluindo aquelas mais tênues. Essa característica os tornam ferramentas importantes para os estudos de natureza neotectônica, em especial a análise dos parâmetros flúvio-morfométricos e de dados geológicos. Dentre tais estudos, destacam-se a análise dos perfis longitudinais de drenagens, que podem ser representados em forma de gráficos de coordenadas cartesianas (pares ordenados extensão da drenagem cota), e os índices RDE - Relação Declividade vs. Extensão, também conhecida como Índices de Hack para a detecção de deformações crustais na bacia de drenagem do rio Jaguari. Os perfis longitudinais tendem a se mostrar como curvas de conformação logarítmica, nas quais, trechos de drenagem fora de equilíbrio podem ser indicativos de atividade tectônica recente. Os índices RDE representam uma estimativa do chamado stream power, que se reflete na competência de um curso d`água em esculpir seu talvegue, prover agradação ou simplesmente transportar carga sedimentar. A abordagem utilizada compreendeu a análise de dados geológicos e geomorfológicos compilados, a interpretação de imagens de satélite SRTM e a análise de parâmetros flúviomorfométricos (perfis longitudinais e índices RDE), com o apoio de trabalhos de campo. A interpretação de imagens de satélite possibilitou delinear dois tipos básicos de unidades morfoestruturais, a saber: (1) terrenos com topografia suave, depósitos aluviais em fundos chatos de vale e regolitos espessos; e (2) terrenos declivosos, com solos rasos e relativa escassez de depósitos sedimentares jovens; ambos separados por feixes de lineamentos. Associando-se este quadro morfoestrutural com as anomalias flúvio-morfométricas, pode-se interpretar os terrenos do tipo (1) com áreas em processo de subsidência e, os do tipo (2), como áreas em ascenção, corroborando a influência direta da Neotectônica na conformação da paisagem, tanto em aspectos morfogenéticos quanto em termos de formação e preservação de depósitos sedimentares e de mantos regolíticos. Acredita-se que os resultados desta dissertação possam contribuir para o entendimento do quadro neotectônico da Região Sudeste, bem como dos processos morfogenéticos, de sedimentação, de dinâmica superficial e de sismicidade.

ASSUNTO(S)

rio jaguari neotectônica neotectonics jaguari river morfometria fluvial bragança paulista geoenvironmental analysis. geologia ambiental bragança paulista região bragantina fluvial morphometry análise geoambiental.

Documentos Relacionados