AplicaÃÃo de tÃcnicas de exploraÃÃo do espaÃo criativo ao design de jogos digitais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Da recente descoberta do jogo digital como grande mÃdia em potencial, dos sucessos se venda desses produtos e do crescimento vertiginoso desse novo setor, hà uma importante preocupaÃÃo, por parte das empresas e da academia, em estudar, estruturar e organizar mais consistentemente os processos desde a concepÃÃo atà a implementaÃÃo de jogos digitais. Buscamos, com essa pesquisa, contribuir com a estruturaÃÃo desses procedimentos comeÃando pelo estudo inicial de toda a criaÃÃo de um jogo digital, ainda quando da geraÃÃo de alternativas possÃveis para a concepÃÃo de idÃias que possuam grandes chances de se tornar um produto de grandesucesso no mercado. Tomando como premissa bÃsica o jogo digital como um artefato suscetÃvel aos processos de design, o objetivo dessa pesquisa à levantar vÃrias das tÃcnicas de exploraÃÃo do espaÃo criativo aplicÃveis ao design e experimentar sua viabilidade na concepÃÃo de jogos digitais. Dessa forma, o objeto de estudo aqui em evidÃncia sÃo as tÃcnicas de exploraÃÃo do espaÃo criativo aplicadas na geraÃÃo de alternativas para a concepÃÃo de jogos digitais. Com a hipÃtese de que o objeto desse estudo pode ser utilizado com sucesso na concepÃÃo inicial de jogos digitais. Assim, foram realizados dois experimentos. O primeiro foi realizado de forma a testar a viabilidade de variadas tÃcnicas de criatividade de forma preparatÃria para o planejamento o segundo experimento. Ao final desse trabalho, descrevemos toda a realizaÃÃo do segundo experimento. Nele procuramos fazer um comparativo entre os resultados da aplicaÃÃo consciente de uma tÃcnica de criatividade mais sistemÃtica versus os resultados gerados por grupos de controle na geraÃÃo de alternativas para jogos digitais

ASSUNTO(S)

design creativity techniques digital games desenho design jogos digitais tÃcnicas de criatividade

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